O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, está no Rio de Janeiro participando do “Seminário Internacional sobre o Papel Transformador da Educação”. O evento é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a organização internacional Education Above All. O encontro reúne secretários estaduais de Educação de todo o Brasil e diversas autoridades internacionais para debater estratégias e desafios da educação pública.
A abertura ocorreu na noite de segunda-feira (18), com atividades voltadas à integração entre secretarias estaduais e parceiros institucionais. Entre os temas discutidos, estiveram iniciativas globais, como o projeto Education and Skills, e o retorno das discussões realizadas na reunião do SIGA II, em Barcelona.
Nesta terça-feira (19), o seminário abordou tópicos como financiamento inovador para educação, o papel de fundações no desenvolvimento sustentável e políticas para reduzir desigualdades. O secretário Washington Bandeira destacou a importância do evento ao apresentar dados sobre o sistema educacional brasileiro e enfatizar a necessidade de mudanças estruturais no setor.
“Estamos discutindo um novo projeto educacional para o país, que precisa ser implementado com celeridade. Pontos de virada foram apresentados para que a educação brasileira trilhe o mesmo caminho de países que, há pouco tempo, eram subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, mas que alcançaram excelentes índices educacionais”, afirmou Bandeira.
O seminário conta ainda com a participação da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, da ministra de Estado para a Cooperação Internacional do Catar, Lolwah bint Rashid Al-Khater, do embaixador do Catar no Brasil, Ahmed Al Shaibani, e de outras autoridades, como o diretor-geral da Agência Francesa de Desenvolvimento, Rémy Rioux, e o ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Ahmed Hussen.
O evento segue até o fim desta terça-feira (19), consolidando diálogos e propostas para fortalecer a Educação Pública no Brasil.