Em reunião ministerial, na manhã desta quinta-feira, 8, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à alta cúpula do governo uma demonstração dos feitos dos feitos da atual gestão. Para o encontro no Palácio do Planalto, o petista solicitou a presença dos 39 titulares das pastas.
Este é a segunda reunião ministerial deste ano no governo petista. A primeira ocorreu em março.
Em discurso, Lula disse que aquilo que sua gestão realizou em 1 ano e 8 meses é algo “impensável”. “Posso afirmar para vocês que, nesse período, já fizemos mais definições de políticas públicas do que todo o meu governo passado”.
Sobre a situação econômica, Lula afirmou que a inflação está “totalmente equilibrada” e que os números são “muito positivos”. Segundo ele, o Brasil não sentiu os efeitos da alta do dólar.
“Eu acredito que nossos números são muito positivos; apesar da perspectiva de uma crise internacional que o dólar vem causando no mundo inteiro, a gente se mantém muito equilibrado”, declarou.
Lula enfatizou que uma inflação baixa é mais vantajosa para a sociedade brasileira, mesmo que possa não ser favorável para prefeitos e governadores que se beneficiam de recursos aplicados. Ele comentou: “Quanto mais baixa, melhor para a sociedade brasileira”.
Lula continuou: “Pode ser ruim para um prefeito, um governador que, com a inflação, também ganha um pouco porque aplica recurso. Mas não interessa esse dinheiro; o que interessa é inflação baixa, a economia crescendo, o salário melhorando.”
‘Nem Pinóquio mentiu tanto’, diz analista sobre o presidente Lula
A forma como o petista avalia sua própria administração, contudo, é refutada pela imprensa — até mesmo a tradicional.
Na metade de julho, no Planalto, o presidente afirmou que, em 18 meses de gestão, não havia “nenhum número negativo no país”. Em seguida, o analista político Hélio Beltrão mostrou, a partir de manchetes, que o presidente da República mentiu ao garantir que não havia dados negativos desde que voltou ao poder, em janeiro de 2023.
“Nem Pinóquio mentiu tanto”, afirmou Beltrão, que é presidente do Instituto Mises Brasil, em postagem em seu perfil no Instagram. Junto à mensagem, ele compartilhou vídeo que reúne títulos com informações negativas que ocorreram no Brasil no decorrer dos últimos 18 meses.
Confira o vídeo do analista político Hélio Beltrão que enumera os dados negativos que Lula tenta esconder:
Governo Lula vai discutir situação política na Venezuela
Ainda na reunião de hoje, Lula convocou o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir as “celeumas” com as quais o Brasil se deparou para encontrar uma “solução pacífica” para as eleições presidenciais na Venezuela.
Na última semana, Lula disse achar “normal” e “tranquilo” o processo eleitoral venezuelano. A postura é diferente da adotada por países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos e União Europeia, que acusam o ditador Nicolás Maduro de cometer fraude. A Organização dos Estados Americanos, inclusive, informou que vai pedir a prisão dele ao Tribunal Penal Internacional.