Com quase 10 mil atendimentos médicos, o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), celebra oito anos de existência nesta quinta-feira (3). Uma atividade alusiva e comemorativa será realizada no dia 8 de abril, a partir das 8 horas da manhã. O local visa o atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 16 anos de idade com transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem, sendo os principais: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Discalculia, Transtornos de fala e Transtornos emocionais.
A unidade é mantida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec). De 2017 até o momento já foram realizados 9.618 atendimentos médicos no local, incluindo primeiras consultas e retornos. Já foram 956 alunos que estiveram ou estão em terapia, totalizando 66.735 sessões terapêuticas. A equipe multidisciplinar também encaminha os atendidos para outras especialidades médicas no SUS, já foram 6.549 encaminhamentos.
“O Centro veio responder a uma necessidade urgente, visto que, conforme estudos, uma média de 10% dos escolares apresenta Transtornos de Aprendizagem, que é praticamente a faixa etária dos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina. O CMAM presta também um importante trabalho para as escolas, no âmbito da identificação de deficiências, que posteriormente, são encaminhados para a Rede Parceira”, afirma a diretora do CMAM, Cássia Dias.
Para o atendimento no CMAM, os alunos são encaminhados via escola, que envia um relatório com as principais dificuldades apresentadas. O Centro é composto por equipe multidisciplinar de psiquiatra, neuropediatra, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e serviço social, que realizam atendimento médico e terapias.
“O CMAM já realizou uma quantidade expressiva de atendimentos, sendo importante destacar que além dos atendimentos realizados no próprio Centro, são realizados inúmeros atendimentos pela Rede Parceira: SUS, faculdades particulares e universidades”, completa Cássia.
O CMAM é uma demonstração de que o município de Teresina procura trabalhar numa perspectiva inclusiva, procurando levar acompanhamento para crianças e adolescentes que mais necessitam de apoio e estimulação.