O governador Rafael Fonteles esteve, neste sábado (03), no município de Novo Santo Antônio, para conferir de perto como está o funcionamento do Programa Piauí Saúde Digital. Na ocasião, ouviu o depoimento de uma paciente que foi atendida remotamente por um dermatologista, de forma ágil, algo impossível de acontecer antes do programa.
“Viemos conferir in loco o programa. Aqui no município, que tem menos de 3 mil habitantes, já foram realizados mais de 800 atendimentos pelo Programa Saúde Digital, por meio de teleconsultas e telelaudos. Isso melhora a vida do povo, garantindo consultas e evitando o deslocamento para Teresina”, afirmou o governador.
Nilda Vieira, conhecida como Nilda Kais, contou como foi sua experiência com o Programa Saúde Digital. “A gente sabe que normalmente leva meses para conseguir marcar consulta com especialista, mas quando eu procurei a sede da Unidade Básica de Saúde (UBS), em apenas 12 dias eu consegui a consulta com a dermatologista. Meu primeiro atendimento foi em casa, pelo celular”, disse a paciente.
Em seguida, Nilda fez um exame de sangue solicitado pela médica e voltou ao posto de saúde para dar o resultado via teleconsulta. “Fui atendida pela mesma dermatologista”, completou.

Acesso à saúde
O médico Kaio Ramon, que atende presencialmente na UBS Mãe Dica, onde há sala do Programa Saúde Digital, elogiou o programa por facilitar o acesso à saúde. “Novo Santo Antônio não é diferente de muitos municípios do Brasil. A figura do médico especialista sempre foi difícil nesse nosso país de dimensões continentais”, comentou o médico.
A enfermeira Maria Neide, que trabalha na UBS auxiliando no atendimento do Programa Saúde Digital, explicou que a população tem cada vez mais se adaptando às teleconsultas. “Alguns pacientes chegavam nervosos, mas a gente explicava, passava segurança e agora estão todos mais à vontade”, afirmou.
A prefeita Elisa Paz corroborou com Neide: “Quem não diz não sou eu, é o povo. É impressionante como recebo o testemunho de idosos, jovens, pessoas adultas, como é que o caso da Nilda que acabou de relatar, é formidável. Eu queria parabenizar a ideia brilhante, que não é só a ideia, foi colocada em ação”, comentou.

Mais de 500 mil procedimentos em todo o Piauí
O Programa Piauí Saúde Digital foi lançado em 2023 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), com o objetivo de ampliar o acesso da população a diversas especialidades médicas e não médicas com o auxílio da telemedicina e está presente nos 224 municípios.
Ele permite o atendimento médico tanto por meio do aplicativo instalado no celular do paciente como em salas que funcionam nas UBS das cidades piauienses.
Até agora, o Piauí Saúde Digital já teve mais 516 mil procedimentos, sendo 138 mil consultas com clínico geral, 55 mil com especialistas, além de mais de 377 mil telelaudos.
Somente em Novo Antônio já foram realizadas mais de 400 consultas com especialistas e realizados 357 telelaudos de eletrocardiograma (ECG).
