A eleição em Natal, capital do Rio Grande do Norte, deverá ser decidida em segundo turno entre os candidatos Paulinho Freire (União) e Natália Bovanides (PT), no dia 27 de outubro.
De acordo com a Justiça Eleitoral, com 100% das seções apuradas, Paulinho (União) alcançou 44% dos votos válidos, enquanto Natália (PT) obteve 28,4%. Carlos Eduardo (PSD) ficou em terceiro lugar, com 23,9%.
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES EM TEMPO REAL
Trajetória política dos candidatos em Natal
Natural de Natal, o empresário Paulo Eduardo da Costa Freire, de 59 anos, iniciou sua carreira na vida pública como vereador em 1992, cargo que ocupou por seis mandatos e presidiu a Câmara Municipal de Natal em seis oportunidades.
Paulinho Freire elegeu-se deputado estadual em 2002 e, posteriormente, presidiu a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, além de atuar como Secretário Estadual de Articulação com os Municípios.
Em 2008, ele foi escolhido vice-prefeito e, em novembro de 2012, assumiu a prefeitura interinamente. Em 2022, ele venceu as eleições para deputado federal pela primeira vez. Neste ano, ele se lança pela primeira vez na disputa pela prefeitura de Natal.
A advogada Natália Bonavides, natural de Natal, tem 36 anos e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Além da graduação, concluiu seu mestrado em Direito Constitucional pela mesma instituição. Em 2016, foi eleita pela primeira vez como vereadora de Natal.
Dois anos depois, em 2018, conquistou uma vaga como deputada federal, e, em 2022, foi reeleita para o cargo. Agora, em 2024, Natália concorre pela primeira vez à prefeitura de Natal.
A expectativa é de uma campanha intensa até o dia da votação, com os dois candidatos se preparando para mobilizar suas bases e atrair eleitores indecisos.