sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaEm meio ao 'Abril Vermelho', Lira pauta urgência de projetos contra invasões...

Em meio ao ‘Abril Vermelho’, Lira pauta urgência de projetos contra invasões de terras

Em meio ao “Abril Vermelho” promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), incluiu na pauta do plenário da Casa desta terça-feira, 16, dois requerimentos que pedem a urgência na tramitação de projetos contra invasões de terras.

Os dois textos estão entre as sugestões propostas no relatório final da CPI do MST, finalizada em 2023 na Casa. A ação de Lira ocorre durante uma crescente em invasões de propriedades privadas no Brasil. Conforme apurou Oeste, os líderes da Câmara pediram que os requerimentos fossem pautados. Se aprovados, o mérito dos textos deve ser apreciado ainda nesta semana.

Um dos projetos propõe que o dono de uma terra invadida possa pedir auxílio de força policial sem precisar recorrer de ordem judicial, bastando apenas apresentar a escritura do imóvel. O outro texto impede que invasores de propriedades rurais sejam beneficiários de programas relacionados à reforma agrária, regularização fundiária ou linhas de crédito voltadas ao setor.

Na segunda-feira 15, o MST divulgou a marca de 21 invasões de propriedades no “Abril Vermelho”. Nesse período, o grupo intensifica as atividades ilegais, como forma de protesto às políticas de reforma agrária.

Ao menos dez unidades da Federação já foram alvo de ações do MST em 2024: São Paulo, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui