O presidente eleito para o diretório nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, e o atual presidente da legenda, deputado Luciano Bivar (PE), voltaram a trocar acusações nesta terça-feira (12).
Por meio do advogado, Rueda diz que vai protocolar uma representação criminal contra Bivar no Supremo Tribunal Federal (STF), por supostas ameaças.
Por outro lado, Bivar alega que encaminhou ao Conselho de Ética do partido denúncias contra Rueda por suposto uso ilegal de dinheiro do fundo partidário.
Nesta segunda-feira (11), um incêndio destruiu parte de duas casas da família de Rueda, no litoral de Pernambuco. A ocorrência acirrou os ânimos entre as duas partes.
Apesar das investigações sobre as causas do incêndio ainda estarem em curso pelas autoridades policiais, a defesa aponta suspeitas sobre Bivar.
De acordo com o advogado Paulo Catta Preta, desde o dia 26 de fevereiro Luciano Bivar tem feito ameaças contra a vida de Rueda.
“No dia da convenção, em 29 de fevereiro, essas ameaças prosseguem. O próprio deputado Luciano Bivar reafirma uma ameaça contra a vida de Antônio Rueda, na presença do vereador Milton Leite, dizendo que faria o que preciso para ‘acabar com a vida’ de Antônio Rueda”, disse o advogado.
A defesa também afirma que no dia 6 março, uma testemunha teria ouvido uma ligação em que constavam mais ameaças contra a vida de Antônio de Rueda.
O caso foi registrado na Polícia Civil do Distrito Federal, segundo a defesa.
Bivar nega. “Repudio qualquer ilação que tenha relação a esses últimos acontecimentos. Isso é fruto de uma represália em função de denúncias que estamos apresentando hoje ao Conselho de Ética do partido”.
Bivar acusa ainda Rueda de ter “surrupiado” dólares e libras esterlinas (moeda usada no Reino Unido) que estavam em um cofre num apartamento em Miami emprestado à família do antigo amigo.
“Quando eu voltei a Miami, não tinha nem a joia dela [esposa de Rueda], nem a reserva financeira que tinha dentro do cofre. É uma quantia de uma poupança de anos. Não posso dizer o valor”, afirmou. A defesa de Rueda não comentou esse caso.
A executiva nacional do União Brasil elegeu, por unanimidade no fim de fevereiro, o advogado Antônio de Rueda como novo presidente legenda. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi escolhido vice-presidente da legenda.
A chapa de Rueda venceu por 30 votos a zero. A eleição aconteceu após um embate pela sucessão com o atual dirigente do União, Luciano Bivar.
O deputado tentou cancelar a votação com o argumento de que “a convenção estava coberta de vícios” — o que, segundo ele, poderia gerar risco de judicialização.
Compartilhe: