Durante uma live promovida pelo perfil Space Liberdade, no Twitter/X, o jornalista Allan dos Santos afirmou que acredita que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será “sacrificado” pelo próprio “sistema”. As declarações foram feitas na noite da terça-feira 9.
Em 2021, Moraes ordenou a suspensão do perfil de Allan dos Santos. A restrição foi retirada pelo dono do Twitter/X, Elon Musk, que se comprometeu a reaver e liberar o acesso das contas censuradas pelo Judiciário brasileiro.
“Minha aposta é que o próprio sistema vai sacrificar o Alexandre de Moraes, para se manter ileso”, disse Santos, em live. “Se eu estivesse numa roda de esquerdistas aqui e agora, se eles não estivessem sendo gravados e ao vivo, todos eles iam concordar comigo.”
A fala do jornalista começa no minuto 1:08:10. Ele prosseguiu dizendo que, diante da possibilidade de impeachment de Lula e da necessidade de amenizar as tensões entre o Judiciário e os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, o “sistema” escolherá a opção de sacrificar Moraes para evitar danos à imagem do PT.
“Você quer o Lula saindo e perder a oportunidade de colocar Dirceu como presidente da Câmara em 2026 e impedir qualquer processo de impeachment, ou você prefere chutar o Alexandre de Moraes e apaziguar a situação entre o Judiciário e os apoiadores de Bolsonaro? É óbvio que eles vão optar pela segunda opção. É muito arriscado trazer a briga inteira para a imagem do PT em si.”
No Brasil, Santos tem mandado de prisão em aberto desde 2021 por supostamente cometer os crimes de calúnia, injúria e difamação. Em março, os EUA negaram pedido de extradição feito por Moraes.
Allan dos Santos fala sobre Musk versus Moraes
Ele também opinou sobre o confronto entre Elon Musk e Moraes. O jornalista acredita que o ministro está subestimando o poder de Musk, ignorando o fato de que o empresário já fechou um contrato multimilionário com o serviço de inteligência dos Estados Unidos.
“O Elon Musk não é só uma pessoa rica. É o dono da empresa que fechou o maior contrato com o serviço de inteligência americano, que nem sequer o budget do contrato pode ser divulgado, nem o Congresso Nacional [dos Estados Unidos] sabe”, acrescentou. “É secreto. O Alexandre de Moraes acha que isso é da cabeça do Elon Musk, que o Elon Musk é uma criança birrenta querendo falar em defesa de liberdade de expressão.”
Desde a divulgação dos “arquivos do Twitter” por Michael Shellenberger, Elon Musk, que finalizou a compra da rede social no fim de outubro de 2022, passou a publicar críticas ao ministro Alexandre de Moraes. O empresário afirmou que o magistrado “traiu descaradamente” a Constituição do Brasil.
Musk ainda ameaçou descumprir decisões judiciais recebidas pelo Twitter/X, ao dizer que removeria todas as restrições impostas pela Justiça brasileira a perfis de usuários da plataforma.