Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro com antecedência, o Vitória viveu neste sábado (18) a apoteose da sua festa. No reencontro com a torcida após o título conquistado, o Leão baiano, no embalo da festa, venceu o Sport, por 1 a 0. O gol que levou o Barradão ao ápice da alegria foi marcado por Osvaldo, no segundo tempo.
Por outro lado, o resultado nesta 37ª rodada da competição praticamente eliminou as chances de acesso da equipe pernambucana. Foi o quarto jogo consecutivo do Sport sem vitória no campeonato.
Com o resultado, o Vitória chegou aos 72 pontos, pontuação recorde da equipe no Brasileiro por pontos corridos. O Sport, com 60, caiu para a oitava posição e chega à última rodada da competição com remotas chances de acesso.
O Vitória encerra a participação na Série B no próximo sábado (25), quando visita a Chapecoense, na Arena Condá. No mesmo dia, o Sport receberá o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro.
Foi um primeiro tempo em que o Sport, precisando do resultado, tomou as ações do jogo. E foi superior. A equipe pernambucana teve pelo menos três boas chances de abrir o placar. Todas com o mesmo jogador: Facundo Labandeira.
Aproveitando o ritmo desacelerado do Vitória, o Sport criou chances aos 17, 28 e 37 minutos. Nas duas primeiras, passes preciosos de Vagner Love. Na última, de Felipinho. O Vitória finalizou uma vez, aos 49, com Wellington Nem, por cima da trave.
No segundo tempo, o jogo seguiu ritmo similar, com o Sport apertando em busca do primeiro gol. Aos 4, Peglow furou uma bicicleta e a bola sobrou para Negueba chutar e Lucas Arcanjo salvar a primeira no jogo. Aos 6, foi a vez de Fabinho tentar de cabeça e parar o no goleiro.
Aos 16, a melhor chance do jogo. Iury Castilho furou e a bola ficou limpa, na marca do pênalti, para Wellington Nem. Thyere salvou quase na linha do gol. No rebote, Dudu mandou na rede pelo lado de fora. Aos 19, não teve quase. De longe, Osvaldo soltou uma bomba, com curva, e marcou um golaço para explosão da torcida do Vitória: 1 a 0.
Após o gol, o Sport acusou o golpe. Por vários minutos, a equipe parou no jogo. A tentativa de reação só veio aos 32 minutos com cabeçada de Jorginho nas mãos de Lucas Arcanjo. O Vitória respondeu aos 36, com Gegê. Boa defesa de Jordan. Sem forças, o Sport não conseguiu reagir e foi derrotado, para a festa baiana em Salvador.
Vitória 1×0 Sport
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Matheusinho; Rodrigo Andrade (Gegê), Dudu (Marco Antônio) e Giovanni Augusto (Wellington Nem); Osvaldo (Mateus Gonçalves), Welder (Zé Hugo) e Iury Castilho. Técnico: Léo Condé.
Sport: Jordan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Chico e Felipinho; Fabinho, Felipe (Ronaldo Henrique) e Jorginho; Negueba (Edinho), Labandeira (Diego Souza) e Vagner Love (Peglow). Técnico: Enderson Moreira.
Gol: Osvaldo (19min2T), para o Vitória.
Cartões amarelos: Dudu, Rodrigo Andrade, para o Vitória; Labandeira, para o Sport.
Público: 28.372.
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Data e horário: 18 de novembro de 2023 (sábado), às 17h (de Brasília)
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (FIFA-MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA-PR)