terça-feira, setembro 17, 2024
InícioPolíticaEm despedida de Dino, Lula apresentará balanço da segurança com índices em...

Em despedida de Dino, Lula apresentará balanço da segurança com índices em queda

No último dia como ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino deve participar ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de uma cerimônia para apresentar dados relacionados à segurança pública no Brasil em 2023.

O evento está previsto para às 9h desta quarta-feira (31), no Palácio do Planalto, com presenças – além de Lula e Dino – de outras autoridades da cúpula do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP):

  • o secretário executivo, Ricardo Cappelli;
  • o secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Tadeu Alencar;
  • o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues;
  • e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando de Oliveira.

A expectativa é apresentar os principais resultados e as entregas do ministério na gestão Dino, a exemplo da queda dos registros de crimes violentos, como homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte).

Os casos de latrocínio caíram 23,64% em 2023 se comparados ao ano anterior. No ano passado, foram registradas 953 ocorrências desse tipo.

Em 2022, foram 1.248. Os casos de feminicídio também registraram queda, de 1,86%, caindo de 1.449 casos em 2022 para 1422 em 2023.

O combate ao crime organizado também deve ser mencionado, com foco nas ações da PF e PRF. No ano passado, conforme mostrou a CNN, a PF apreendeu R$ 1,8 bilhão em bens e valores apenas de criminosos envolvidos com o tráfico de entorpecentes.

Já a PRF apreendeu 707 toneladas de drogas em todo o Brasil, número maior do que em 2022 – quando as apreensões somaram 618,4 toneladas. O aumento das apreensões foi de 14%.

Na quinta-feira (1º), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski assume o Ministério da Justiça. A cerimônia de posse no Palácio do Planalto está marcada para as 11h.

À tarde, acontece o evento de transmissão de cargo no Palácio da Justiça, às 16h30. Dino ficará duas semanas no Senado antes assumir a função de ministro no STF.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui