O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua comitiva embarcaram, novamente, do México rumo ao Brasil. O segundo voo ocorre com uma aeronave reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), depois de a primeira ter apresentado falha técnica. Devem desembarcar no país nesta quarta-feira, 2.
De acordo com a FAB, o avião que transportava Lula do México para o Brasil na tarde desta terça-feira 1º, apresentou uma falha técnica depois de sua decolagem do Aeroporto da Cidade do México. O petista foi ao país para acompanhar a posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum.
A aeronave presidencial VC-1 apresentou falha técnica e, por segurança, precisou voltar ao Aeroporto da Cidade do México. Entretanto, o avião não pousou até a queima de combustível, às 22h16.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, informou a FAB, na tarde desta terça-feira.
Avião com Lula fez voo em círculo por 5 horas
O primeiro avião onde estavam Lula, a primeira-dama Janja e a comitiva presidencial, apresentou uma falha técnica por volta das 17h, logo depois de sair do aeroporto da capital mexicana. A aeronave precisou voltar ao México e sobrevoar a região por quase 5h.
“A Força Aérea Brasileira informa que a aeronave presidencial VC-1 realizou o pouso em segurança no Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10) às 22h16 (horário de Brasilia)”, esclareceu a instituição, em nota.
O governo federal publicou um vídeo em que mostra o presidente Lula e Janja desembarcando em segurança no Aeroporto da Cidade do México, antes do segundo embarque.