segunda-feira, fevereiro 3, 2025
InícioGeralEm 2 dias, São Paulo teve 65% da chuva esperada para o...

Em 2 dias, São Paulo teve 65% da chuva esperada para o mês

A cidade de São Paulo, em dois dias, já registrou 65% do volume de chuva esperado para todo o mês. De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Defesa Civil do Estado, a média histórica para fevereiro na capital paulista é de 246 mm. Contudo, até a noite deste domingo, 2, já havia chovido 161 mm.

Esse grande volume de precipitação levou a Defesa Civil a emitir, às 19h55 do domingo, um alerta severo de tempestade para os municípios de Osasco, Carapicuíba, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, na Grande São Paulo. 

Moradores de cidades vizinhas, como Barueri e Cotia, relataram nas redes sociais que também receberam o aviso.

Por volta das 21h, o alerta se estendeu para as regiões oeste e sul de São Paulo, já que a chuva forte estava se deslocando em direção ao ABC. O CGE informou que, nas horas seguintes, a cidade de Osasco registrou 80 mm de chuva, enquanto Taboão da Serra teve 61 mm e Embu-Guaçu, 38 mm.

A Rodovia Régis Bittencourt foi temporariamente bloqueada nos dois sentidos, no km 334,1, em Juquitiba, devido à queda de uma árvore. A concessionária conseguiu remover o obstáculo, mas o tráfego seguiu lento, com um congestionamento de 4 km.

Às 19h50, o CGE da Prefeitura de São Paulo colocou duas subprefeituras em alerta para risco de transbordamento de córregos: Butantã e Campo Limpo, localizadas na zona oeste, região que havia recebido a maior quantidade de chuva. O risco de transbordamento era no Córrego Pirajuçara, próximo à Rua João Santucci.

Às 21h30, a Enel São Paulo informou que 53,7 mil imóveis estavam sem energia em sua área de concessão, afetando 24 municípios, sendo 22,4 mil na capital paulista. Em Juquitiba, cerca de 99% da cidade estava sem luz, com 15,82 das 15,99 residências afetadas. Itapecerica da Serra também teve 5,11% de seus imóveis sem fornecimento de energia.

A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos pouco antes das 15h de domingo. 

Às 23h, o CGE ainda reportava oito pontos de alagamento na capital, sendo cinco intransitáveis: dois no Butantã (Avenida Professor Francisco Morato e Rua João Santucci), um na Lapa (Marginal Tietê), um em Itaquera (Estrada do Imperador) e um em Santo Amaro (Avenida Vitor Manzini).

Previsão do tempo para São Paulo nos próximos dias

O clima abafado e a alta umidade atmosférica geraram áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo. Na capital, as chuvas aconteceram de forma pontual. A Zona de Convergência do Atlântico Sul deve continuar trazendo tempo instável nos próximos dias, com pancadas de chuva mais intensas no final da tarde. 

O risco de inundações e deslizamentos de terra permanece elevado, devido ao solo encharcado e à continuidade das chuvas.

30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
30/01/2025 – Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Para esta segunda-feira, 3, a previsão é de temperaturas entre 20°C e 27°C, com pancadas de chuva mais fortes previstas para a tarde e início da noite. Na próxima terça-feira, 4, o tempo será semelhante, com sol entre nuvens e calor, e chuvas a partir da tarde até o início da noite.

Nos últimos dias, o Estado enfrentou inundações e deslizamentos causados pelas chuvas. Na capital, a Marginal Tietê transbordou, o Jardim Pantanal, na zona leste, ficou alagado, e um homem morreu ao ser surpreendido por uma enchente enquanto estava preso no carro.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui