sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioDestaqueEm 1º discurso pós-derrota, Boulos ataca Tarcísio e Bolsonaro

Em 1º discurso pós-derrota, Boulos ataca Tarcísio e Bolsonaro

Depois da derrota nas eleições municipais de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) fez seu primeiro discurso público na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro da cidade.

No evento, ele criticou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmando que este “pode botar a ‘viola no saco’ porque não será presidente da República em 2026”.

Boulos também comentou a vitória recente de Donald Trump nos Estados Unidos, afirmando que o fato “animou uma turma do lado de lá a dizer que o inelegível tem que se tornar elegível [sic]”, referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Boulos, derrotado por Ricardo Nunes (MDB) com 59,35% dos votos contra 40,65%, alegou ter enfrentado uma “máquina poderosa” e um projeto que, segundo ele, visa a usar São Paulo como “trampolim para a extrema-direita” em 2026.

Boulos diz que enfrentou ‘uma das campanhas mais baixas’ do país

Apesar do apoio do presidente Lula (PT) e do aumento significativo de sua verba de campanha, o resultado foi semelhante ao de 2020, quando perdeu para Bruno Covas (PSDB).

O deputado afirmou que sua campanha foi alvo de mentiras e fake news, mencionando o laudo falso de Pablo Marçal (PRTB) e a declaração de Tarcísio sobre o PCC orientar votos em Boulos. Ele criticou a Justiça Eleitoral por “não agir devidamente” contra essas práticas.

Em resposta, sua campanha entrou com uma ação judicial por crime eleitoral, buscando a inelegibilidade de Tarcísio e a cassação de Nunes. Questionado sobre não ter telefonado para Nunes para reconhecer a derrota, Boulos justificou que enfrentou uma das campanhas “mais baixas” da história democrática do país, mas sempre reconheceu a derrota nas urnas.

Durante a eleição em São Paulo, Bolsonaro apoiou Ricardo Nunes, o que permitiu a Boulos associar seu rival a uma suposta “extrema-direita”.

Depois de derrota, psolista se ausentou da Câmara por uma semana

Guilherme Boulos, esquerdista candidato a prefeito de São Paulo, reage após o resultado do segundo turno das eleições municipais em São Paulo, Brasil (27/10/2024) | Foto: Maira Erlich/Reuters

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) não marcou presença na Câmara dos Deputados na semana pós-eleições. Em 27 de outubro, ele foi derrotado por Ricardo Nunes (MDB) na eleição para a Prefeitura de São Paulo.

Boulos não esteve presente nas sessões de votação de terça-feira 29 nem desta quarta-feira, 30. Seu gabinete, que fica no 9° andar do Anexo 4 da Câmara, não tinha informações sobre seu paradeiro.

Boulos é conhecido por sua assiduidade na Câmara. Em 2024, faltou a apenas duas sessões e votação. Em São Paulo, ele era a principal aposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições municipais.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui