O instituto Paraná Pesquisas divulgou, na manhã desta quinta-feira, 25, levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Santana de Parnaíba (SP). Nele, o ex-prefeito Elvis Cézar (Republicanos) aparece isolado na liderança.
No primeiro cenário, Cézar registra 64,7% das intenções de voto. O vereador Silvinho Filho (PSD) aparece na segunda colocação, com 18,3%. Há outros dois pré-candidatos nessa configuração: Aristides Ribas (PT) e Leandro Monteiro (PL), com 1,7% e 1,1%, respectivamente. Já 7,9% constam como branco/nulo nenhum, enquanto não sabe/não respondeu surge com 6,3%.
O Paraná Pesquisas formulou um outro cenário. Nesse, o petista Ribas ficou de fora. Com apenas três nomes apresentados aos eleitores, Cézar ficou 65,3%, contra 18,9% de Filho e 1,3% de Monteiro. Além disso, 8,1% afirmaram que votariam em branco, anulariam ou simplesmente não escolheriam nenhum dos mencionados. Por fim, 6,4% não souberam responder ou não quiseram participar.
Aos 48 anos, Elvis Cézar foi eleito prefeito de Santana de Parnaíba pela primeira vez em 2012. Quatro anos depois, conquistou a reeleição. Anteriormente, ele já havia cumprido mandato como vereador do município localizado na porção oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Até então, integrava o PSDB.
Mudanças de partidos de Elvis Cézar
Antigo tucano, o político deixou o PSDB e migrou para o PDT em 2022, ano em que se candidatou a governador de São Paulo. Ficou na quinta posição, com somente 1,21% do total de votos válidos.
Leia mais:
Em abril deste ano, ele encarou nova mudança de partido. Deixou o PDT e foi para o Republicanos. O governador Tarcísio de Freitas compareceu ao evento de filiação do seu mais novo colega de legenda.
Dados da pesquisa
Para mapear as intenções de voto para a Prefeitura de Santana de Parnaíba, o Paraná Pesquisas entrevistou 700 pessoas, de 20 a 23 de julho. O levantamento conta com margem de erro de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos nos resultados gerais, com nível de confiança de 95%. O instituto registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral, com o número SP-02075/2024.
E mais: “Datena nega que vá desistir de candidatura em São Paulo”