Depois de dificultar o acesso a notícias no X, o antigo Twitter, em outubro, nesta quarta-feira (22), Elon Musk anunciou que vai trazer de volta as manchetes na plataforma. Anteriormente, os links publicados no site e no aplicativo exibiam títulos na parte inferior, mas o proprietário da rede social optou por removê-los.
O bilionário informou a mudança em seu perfil no X, escrevendo: “Em uma versão futura, X sobreporá o título na parte superior da imagem de um cartão de URL”. Ou seja, a partir de agora, as manchetes estarão na parte de cima das imagens de destaque das notícias.
In an upcoming release, 𝕏 will overlay title in the upper potion of the image of a URL card
— Elon Musk (@elonmusk) November 23, 2023
Musk não revelou o motivo por trás da decisão, entretanto, o site Mashable chamou atenção para uma publicação do empresário horas antes do anúncio.
Na manhã desta quarta-feira, ele compartilhou uma reportagem da Reuters, dizendo que era “Extremamente preocupante!”, sem adicionar contexto. A postagem serviu como uma demonstração da pouca funcionalidade da remoção dos títulos das URLs na rede social, como opinou o site.
Usuários do X criticaram a decisão, ironizando as mudanças contínuas do empresário. “Ah, então finalmente trazendo de volta o que você tirou e anunciando-o como um novo recurso?”, escreveu um. Vale lembrar que, em julho deste ano, ele anunciou que removeria o modo claro da plataforma, mas desistiu após protestos.
Em resposta a outro perfil, Elon Musk disse que as “prévias de manchetes” são diferentes das anteriores. “O título estará na imagem sobreposta na parte superior, com o URL sobreposto na parte inferior, como está agora – sem uso de pixels verticais extras. Eu odeio aqueles cartões de URL gigantes e feios.”
Confira todas as mudanças polêmicas de Elon Musk no Twitter em seu primeiro ano no comando.