domingo, novembro 24, 2024
InícioCiência e tecnologiaElon Musk questiona Alexandre de Moraes em post 'antigo' no X

Elon Musk questiona Alexandre de Moraes em post ‘antigo’ no X

O bilionário Elon Musk, dono (entre outras empresas) do X (antigo Twitter), respondeu a uma postagem “antiga” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes neste sábado (06). O empresário questionou o ministro o por que de “tanta censura no Brasil”.

Para quem pressa:

  • Elon Musk respondeu a uma postagem “antiga” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Na resposta, o bilionário questiona por que “tanta censura no Brasil”;
  • Em resposta à Musk, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), anunciou a preparação de um requerimento para discutir a censura e os “Twitter Files Brasil” numa audiência na Câmara;
  • O escritor estadunidense Michael Shellenberger publicou, na quarta-feira (03), um “fio” no X no qual criticou Alexandre de Moraes e o Judiciário brasileiro. A publicação integra uma série que abordou práticas internas de moderação do Twitter (antes da gestão de Musk);
  • Desde que Musk adquiriu a rede social, renomeada para X sob sua gestão, políticas de moderação foram alteradas, reforçando a visão do empresário sobre liberdade de expressão e existência de viés político nas práticas anteriores da plataforma.

Na postagem, publicada em 11 de janeiro, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski após este assumir o cargo de ministro da Justiça no atual governo.

Resposta de Musk ao ministro: repercussão e contexto

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, falando
(Imagem: Salty View/Shutterstock)

Em resposta à Musk, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou a preparação de um requerimento para discutir, numa audiência na Câmara, a censura e os “Twitter Files Brasil”.

Contexto: o escritor estadunidense Michael Shellenberger postou no X, na quarta-feira (03), um “fio” (também chamado de thread na rede social) cujo título era: Twitter Files – Brazil. Nela, Shellenberger faz uma série de críticas a Moraes e à atuação do Judiciário.

Esse “Twitter Files” surgiu no final de 2022 e apontava medidas de moderação na rede social, com base em documentos internos (sobre anos anteriores à gestão Musk) vazados. No ano seguinte, Shellenberger organizou um manifesto “em defesa da liberdade de expressão”. E o tal manifesto acusava o STF brasileiro de “criminalizar o discurso político”, conforme revelado pelo jornal Folha de S. Paulo.

No mesmo ano que o Twitter Files surgiu, Elon Musk comprou a rede social – que, sob sua gestão, mudou para X. Mas o nome, de longe, não foi a única coisa que mudou na plataforma. Um dos principais pontos mexidos por Musk foi justamente a moderação da rede social. Para ele, as medidas tinham viés político.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui