O empresário Elon Musk deu a entender que pode estar considerando uma parceria com a Samsung para lançar um smartphone próprio, apelidado inicialmente de “Celular X”. A declaração veio depois de a Apple anunciar, durante a Worldwide Developers Conference deste ano, a integração do ChatGPT, chatbot de inteligência artificial da OpenAI, em seus equipamentos.
Em resposta a um tuíte que sugeria uma parceria entre sua empresa a rede social Twitter/X e a Samsung para desenvolver um “X Phone”, Musk afirmou que a ideia “não está fora de questão”. Além de plataforma de mídia, o empresário é dono da Tesla e da SpaceX.
A possível colaboração com a Samsung seria uma forma de o empresário competir diretamente com a Apple no mercado de smartphones. Assim, ele teria chance de oferecer uma alternativa aos usuários supostamente preocupados com a privacidade de seus dados.
Depois do anúncio da parceria entre Apple e OpenAI, Musk reagiu à notícia, chamando-a de “violação de segurança inaceitável”. Nesse sentido, acusou a Apple de comprometer a segurança dos usuários.
O empresário chegou a ameaçar banir iPhones de suas empresas. Ele alegou que a Apple “não tem ideia do que realmente está acontecendo” ao entregar dados à OpenAI.
A relação entre Musk e a OpenAI, criadora do ChatGPT, é complexa. O dono da SpaceX foi um dos cofundadores da empresa em 2015, mas deixou o conselho em 2018. Desde então, ele tem sido um crítico da OpenAI, especialmente em relação à direção e aos esforços de comercialização.
Sobre o possível celular desenvolvido por Elon Musk e pela Samsung
Entre especificações imaginadas para o suposto “Celular X” estariam os seguintes itens:
- tela oled de 6 polegadas;
- compatibilidade com a internet via satélite da Starlink;
- carregamento solar; e
- opção de ser usado como controle remoto para os carros da Tesla.
No entanto, até o momento, tudo não passa de especulação. A Samsung não se pronunciou sobre o assunto e não forneceu informações concretas sobre o desenvolvimento do “Celular X” ou se a parceria com Elon Musk realmente se concretizará.
A marca sul-coreana tem uma política rígida de parcerias. A última vez que lançou um smartphone em conjunto com outra empresa foi em 2014, com o Galaxy S5 Google Play Edition.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado