O empresário Elon Musk atendeu a um pedido de Fabio Faria, ex-ministro das Comunicações no governo Jair Bolsonaro (PL), ao fornecer mil terminais da Starlink para o Rio Grande do Sul. O jornal O Globo revelou a informação nesta quinta-feira, 9.
Elon Musk prometeu também que irá oferecer acesso gratuito à internet até que a região se recupere das enchentes.
Fabio Faria, que foi contatado por um diretor da Anatel e por representantes do governo do Rio Grande do Sul, agiu prontamente para viabilizar o apoio de Elon Musk.
A Starlink é conhecida por sua capacidade de fornecer conexão de alta qualidade mesmo em áreas remotas, um fator que será essencial para a recuperação das comunicações nas regiões mais afetadas do Estado.
Elon Musk anuncia doações para o Rio Grande do Sul
Na quarta-feira 9, o empresário anunciou em seu perfil no Twitter/X a doação de mil terminais da internet via satélite para ajudar os socorristas em operações de busca e resgate no Rio Grande do Sul.
As chuvas intensas comprometeram significativamente os serviços de telecomunicações, de maneira a atrapalhar o trabalho das equipes de resgate. Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre, a prefeitura chegou a enfrentar períodos de completa falta de comunicação.
A internet via satélite da Starlink está disponível no Brasil desde fevereiro de 2022 e proporciona conexão em locais onde não há acesso à redes convencionais. O serviço residencial custa R$ 184 por mês, além do valor inicial de R$ 2 mil para a aquisição do equipamento.