Elon Musk, proprietário do Twitter/X, aconselhou os pais a monitorarem o tempo que seus filhos dedicam às redes sociais. Ele deu a declaração nesta quinta-feira, 23, durante o evento Viva Technology, em Paris
O empresário expressou preocupação com o impacto dessas plataformas na emoção dos usuários. As redes sociais são projetadas por inteligências artificiais para maximizar a liberação de dopamina — substância conhecida como um dos hormônios da felicidade, e, quando liberada, provoca sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação.
“Gostaria de pedir aos pais que limitem a quantidade de redes sociais que as crianças podem ver”, disse Elon Musk. “Porque as plataformas estão programadas por uma inteligência artificial que maximiza a dopamina.”
Maurice Lévy, presidente do Conselho de Supervisão da Publicis Groupe e apresentador do evento, reagiu à declaração de Elon Musk. “Então, você entende que Elon está pronto para sacrificar o Twitter/X pela inteligência artificial”, disse Lévy.
Posteriormente, em seu perfil no Twitter/X, Elon Musk reiterou sua posição e comentou: “Muitas redes sociais são ruins para as crianças, pois há uma competição extrema entre as inteligências artificiais das redes sociais para maximizar a dopamina”.
Estudo confirma fala de Elon Musk
A Universidade Stanford tem estudado o efeito das redes sociais na mente humana e a liberação de dopamina. A professora da instituição e psiquiatra norte-americana Anna Lembke, por exemplo, considera a internet como uma “droga potente”.
Ao jornal Estado de Minas, a terapeuta Madalena Feliciano comentou a relação entre a dopamina e o uso das redes sociais. Ela confirmou a fala de Elon Musk e disse que os aplicativos foram projetados para estimular a liberação de dopamina.
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“No contexto das redes sociais e da tecnologia, a dopamina também desempenha um papel importante”, disse Madalena. “Quando recebemos uma notificação, como um novo e-mail, uma curtida ou um comentário em uma postagem nas redes sociais, isso pode estimular a liberação de dopamina em nosso cérebro. Essa sensação de gratificação e satisfação nos motiva a continuar usando as redes sociais e buscando mais interações e recompensas sociais.”