segunda-feira, setembro 30, 2024
InícioCiência e tecnologiaEletrificados representarão metade das vendas de veículos até 2030

Eletrificados representarão metade das vendas de veículos até 2030

Um levantamento realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em parceria com o Boston Consulting Group (BCG) revela que o mercado de eletrificados ainda tem muito a crescer no Brasil. De acordo com o trabalho, a venda de veículos híbridos e elétricos deve representar 50% do total de comercializações do segmento até 2030.

Elétricos podem responder por 90% da frota em 2040

  • De acordo com os números mais recentes, os modelos elétricos representam cerca de 7% das vendas de veículos no Brasil.
  • Já segundo as projeções, os carros eletrificados leves devem superar os movidos a combustão até o fim desta década, atingindo 1,5 milhões em 2030, e podendo representar mais de 90% em 2040.
  • Em relação ao segmento de veículos pesados, as vendas com novas tecnologias de propulsão podem representar 60% em 2040.
  • Em aplicações como ônibus urbanos, as versões elétricas podem ultrapassar 50% já em 2035.
  • Confira aqui o estudo completo.
Número de veículos elétricos deve saltar no país (Imagem: Smile Fight/Shutterstock)

Leia mais

Redução dos impactos ao meio ambiente

O documento foi criado com o objetivo de ajudar a avançar no processo de descarbonização no Brasil. Ele também servirá como uma contribuição para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), que será realizada este ano no Azerbaijão e no ano que vem em Belém, no Pará.

Segundo o texto, atualmente, o setor automotivo é responsável pela emissão de 242 milhões de toneladas de CO₂ por ano, representando aproximadamente 13% do total das emissões no Brasil. Se mantido o ritmo atual, esse número poderá alcançar 256 milhões de toneladas até 2040.

Brasil carros elétricos
Mercado eletrificado pode crescer bastante nos próximos anos (Imagem: Shutterstock/bandeira do Brasil por AB Visual Arts e carro elétrico por Smile Fight)

De acordo com a Anfavea, a adoção de medidas complementares, como a renovação da frota, inspeção veicular, aumento do poder calorífico dos combustíveis e a implementação de programas de reciclagem de veículos, pode evitar a emissão de 400 milhões de toneladas de dióxido de carbono nos próximos 15 anos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui