domingo, outubro 6, 2024
InícioPolíticaEleitores têm dificuldades técnicas para justificar o voto on-line

Eleitores têm dificuldades técnicas para justificar o voto on-line

Eleitores que tentam justificar o voto on-line enfrentam dificuldades técnicas na manhã deste domingo, 6. Depois da abertura das eleições municipais, às 8 horas, cidadãos relatam problemas com o aplicativo e-Título, usado para justificar a ausência nas urnas.

Nas redes sociais, especialmente no Bluesky (alternativa ao Twitter/X), usuários reclamam da ineficácia do aplicativo. Ao tentar acessar a ferramenta, a mensagem “os canais de atendimento estão esgotados. Aguarde e tente novamente em instantes” aparece na tela.

Até o momento da publicação deste texto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não divulgou qualquer posição aos eleitores sobre a ineficiência.

Alternativas ao aplicativo e-Título para justificar o voto

Ícone do aplicativo do título de eleitor, o e-Título
Ícone do aplicativo do título de eleitor, o e-Título | Foto: Divulgação/Justiça Eleitoral/Montagem

Caso o eleitor não apresente uma justificativa para sua ausência nas eleições, a Justiça Eleitoral pode aplicar sanções, incluindo multa e restrição de direitos. Conforme o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), a multa para quem não justificar a ausência varia entre 3% e 10% do salário mínimo.

Alternativamente ao aplicativo e-Título, a justificativa pode ser entregue no cartório eleitoral ou em um local de votação. Outra opção é enviar pelo correio, utilizando o formulário disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para verificar a situação eleitoral, acesse o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE.

Selecione “Consultar Situação Eleitoral” e informe o número do título, CPF ou nome completo. No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos de 18 a 70 anos, e a ausência não justificada acarreta penalidades.

Além da multa, o eleitor pode enfrentar restrições como a impossibilidade de obter passaporte, inscrever-se em concursos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino e ocupar cargos públicos.

Deixar de votar por três eleições consecutivas, sem justificativa, resulta no cancelamento da inscrição eleitoral.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui