sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaEleitores de Campo Grande e Maringá desaprovam o governo Lula

Eleitores de Campo Grande e Maringá desaprovam o governo Lula

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registra altos índices de desaprovação em mais duas cidades. Levantamentos divulgados pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 25, mostram a administração petista sendo rejeitada pela maioria dos eleitores de Campo Grande (MS) e Maringá (PR).

Capital e maior cidade de Mato Grosso do Sul, com 898 mil habitantes, Campo Grande demonstra rejeição ao governo Lula. Conforme o Paraná Pesquisas, 59,1% dos eleitores do município desaprovam a atual administração federal. A aprovação ficou com 37,3%, enquanto não sabem ou não opinaram foram 3,6%.

Além disso, o levantamento com o público da capital sul-mato-grossense trouxe outro indicador negativo para o presidente da República. Isso porque 42,9% classificaram a gestão federal como péssima. Regular (19%), boa (16,5%), ótima (11,3%) e ruim (8,8%) eram as outras opções disponibilizadas aos entrevistados. Para essa parte da pesquisa, não sabe ou não respondeu ficou em 1,6%.

A desaprovação ao governo Lula é ainda maior em Maringá. De acordo com o Paraná Pesquisas, 63,3% dos eleitores da cidade do interior paranaense, e que conta com 409 mil habitantes, rejeitam a gestão sob condução do PT. A aprovação está em 23,6%, enquanto 4,1% não souberam ou não responderam.

Em relação ao eleitorado de Maringá, a equipe do Paraná Pesquisas registra que a desaprovação ao governo Lula cresceu no intervalo de quatro meses. Em dezembro do ano passado, 55,7% tinham afirmado que desaprovavam a administração federal.

Leia mais

Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 46,1% dos eleitores de Maringá classificaram a gestão lulista como péssima. A administração Lula foi definida como regular por 20,7% dos entrevistados. Boa (13,1%), ruim (9,7%), ótima (8%) e não sabe/não opinou (2,3%) completam a lista.

Dados das pesquisas sobre desaprovação do governo Lula

O presidente Lula, durante a assinatura de acordos para programas sociais, no Palácio do Planalto - 26/03/2024 | Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo - oposição governo lula irã
O presidente Lula, durante a assinatura de acordos para programas sociais, no Palácio do Planalto — 26/3/2024 | Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

O levantamento do Paraná Pesquisas em Campo Grande entrevistou 800 eleitores, de 19 a 24 de abril. Com margem de erro de 3,5 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número MS-05358/2024. Além de apresentar números relacionados à desaprovação do governo Lula, o instituto mapeou a intenção de voto para o cargo de prefeito. Nessa disputa, o ex-governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli (MDB) aparece na liderança.

A pesquisa feita em Maringá também está registrada no TSE, com o número PR-00527/2024. Na cidade do interior paranaense, a equipe do Paraná Pesquisas realizou 700 entrevistas, de 19 a 24 de abril. A margem de erro do levantamento é de 3,8 pontos porcentuais, enquanto o nível de confiança propagado pelo próprio instituto é de 95%. Fora o índice de desaprovação ao governo Lula, o material mostrou o ex-prefeito Silvio Barros (PP) isolado na primeira colocação na disputa pela prefeitura local.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui