O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registra altos índices de desaprovação em mais duas cidades. Levantamentos divulgados pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 25, mostram a administração petista sendo rejeitada pela maioria dos eleitores de Campo Grande (MS) e Maringá (PR).
Capital e maior cidade de Mato Grosso do Sul, com 898 mil habitantes, Campo Grande demonstra rejeição ao governo Lula. Conforme o Paraná Pesquisas, 59,1% dos eleitores do município desaprovam a atual administração federal. A aprovação ficou com 37,3%, enquanto não sabem ou não opinaram foram 3,6%.
Além disso, o levantamento com o público da capital sul-mato-grossense trouxe outro indicador negativo para o presidente da República. Isso porque 42,9% classificaram a gestão federal como péssima. Regular (19%), boa (16,5%), ótima (11,3%) e ruim (8,8%) eram as outras opções disponibilizadas aos entrevistados. Para essa parte da pesquisa, não sabe ou não respondeu ficou em 1,6%.
A desaprovação ao governo Lula é ainda maior em Maringá. De acordo com o Paraná Pesquisas, 63,3% dos eleitores da cidade do interior paranaense, e que conta com 409 mil habitantes, rejeitam a gestão sob condução do PT. A aprovação está em 23,6%, enquanto 4,1% não souberam ou não responderam.
Em relação ao eleitorado de Maringá, a equipe do Paraná Pesquisas registra que a desaprovação ao governo Lula cresceu no intervalo de quatro meses. Em dezembro do ano passado, 55,7% tinham afirmado que desaprovavam a administração federal.
Leia mais
Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 46,1% dos eleitores de Maringá classificaram a gestão lulista como péssima. A administração Lula foi definida como regular por 20,7% dos entrevistados. Boa (13,1%), ruim (9,7%), ótima (8%) e não sabe/não opinou (2,3%) completam a lista.
Dados das pesquisas sobre desaprovação do governo Lula
O levantamento do Paraná Pesquisas em Campo Grande entrevistou 800 eleitores, de 19 a 24 de abril. Com margem de erro de 3,5 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número MS-05358/2024. Além de apresentar números relacionados à desaprovação do governo Lula, o instituto mapeou a intenção de voto para o cargo de prefeito. Nessa disputa, o ex-governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli (MDB) aparece na liderança.
A pesquisa feita em Maringá também está registrada no TSE, com o número PR-00527/2024. Na cidade do interior paranaense, a equipe do Paraná Pesquisas realizou 700 entrevistas, de 19 a 24 de abril. A margem de erro do levantamento é de 3,8 pontos porcentuais, enquanto o nível de confiança propagado pelo próprio instituto é de 95%. Fora o índice de desaprovação ao governo Lula, o material mostrou o ex-prefeito Silvio Barros (PP) isolado na primeira colocação na disputa pela prefeitura local.