Os astronautas americanos que estão em missão na órbita da Terra têm o direito de votar nas eleições presidenciais dos Estados Unidos direto do espaço.
Nesta terça-feira (5), inclusive, astronautas da Nasa que estão no espaço publicaram uma foto para celebrar as eleições dos EUA.
Em 1997, a Legislatura do Texas aprovou um projeto de lei que permitiu os votos a partir do espaço. O astronauta David Wolf foi o primeiro a realizar o feito.
Em uma publicação de 2020, a Nasa explicou que a transmissão dos votos informação é feita por meio da infraestrutura de Comunicações e Navegação Espacial (SCaN) da agência.
Assim como os outros dados compartilhados entre a Terra e ISS, o voto dos astronautas passa de um Satélite de Rastreamento e Retransmissão de Dados para uma antena terrestre no Complexo White Sands, no estado do Novo México.
A cédula sai do Novo México e vai para o Centro de Controle de Missão no Johnson Space Center da Nasa, em Houston, e segue para o escrivão do condado responsável pelos votos.
Para garantir o sigilo do voto, apenas o astronauta e esse funcionário têm acesso ao documento.
Maioria dos viajantes espaciais enfrenta a mesma doença debilitante
*Com informações de Giovana Christ, da CNN em São Paulo