sexta-feira, outubro 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaEleições 2024: como usar simulador de votação para treinar

Eleições 2024: como usar simulador de votação para treinar

No dia 6 de outubro serão realizadas as eleições municipais em todo o Brasil. Nessa ocasião, os eleitores escolherão seus candidatos para vereador e prefeito de sua cidade. É um passo importante para exercer a democracia e o direito ao voto.

Para quem ainda tem dificuldade em entender como funciona a votação e a urna eletrônica, o TSE criou um simulador online. Neste artigo, vamos explicar como ele funciona e como você pode usá-lo, além de aplicar esse conhecimento no dia da votação. Acompanhe o passo a passo.

Eleições municipais: como funcionam?

Nas eleições municipais, os eleitores escolherão seus candidatos para vereador e prefeito. Mas você sabe qual é a função de cada um? Vamos explicar:

  • Vereador: Representa a população na Câmara Municipal. Sua função é criar, discutir e votar leis locais, além de fiscalizar o trabalho do prefeito e da prefeitura. Os vereadores propõem melhorias para a cidade e garantem que o orçamento público seja bem utilizado. Nas eleições, os números dos candidatos a vereador possuem 5 dígitos.
  • Prefeito: É o chefe do Poder Executivo municipal. Ele administra a cidade, gerenciando os serviços públicos como saúde, educação e infraestrutura, e executa as leis aprovadas pelos vereadores. O prefeito também elabora o orçamento da cidade e coordena as secretarias municipais. Nas eleições, os números dos candidatos a prefeito possuem 2 dígitos.

Agora que você sabe qual é o papel de cada cargo, vamos aprender como funciona o simulador do TSE.

Eleições 2024: como usar o simulador de votação

O TSE criou esse simulador para ajudar as pessoas a se familiarizarem com o processo de votação. Aqui, vamos explicar passo a passo como utilizá-lo e, consequentemente, como funciona a votação.

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Acesse o simulador

    Acesse o site: Simulador de Votação TSE para fazer a simulação. Encontre na tela a opção “Eleições Municipais” e clique em “Votando no primeiro turno”.

  2. Opção de áudio

    Agora aparecerá a imagem de uma urna eletrônica, com a opção de ativar as instruções por áudio, se necessário.

  3. Votando para vereador

    O primeiro passo será votar nos candidatos a vereador. O simulador mostrará como funciona a tela para a votação. Na parte superior da tela, estarão disponíveis partidos e candidatos fictícios para você selecionar. Escolha um partido e aparecerá o número fictício de um candidato a vereador. Utilize os botões da urna para digitar os 5 dígitos correspondentes.

  4. Confirmação de voto para vereador

    Confira na tela a foto e o nome do vereador que você escolheu. Se estiver tudo certo, aperte “Confirma”.

  5. Votando para prefeito

    Agora é a vez de escolher o candidato a prefeito. O processo é semelhante ao da votação para vereador. Na parte superior da tela, novamente aparecerão partidos e candidatos fictícios. Escolha um deles e digite os 2 dígitos do número do candidato na urna.

  6. Confirmação de voto para prefeito

    Verifique se o nome e o número exibidos na tela correspondem ao candidato escolhido. Se estiver tudo certo, pressione “Confirma” novamente.

  7. Finalizando a votação

    Pronto! Você concluiu o simulador de votação para vereador e prefeito. O simulador do TSE também oferece a opção de simular o segundo turno, que é apenas para prefeito. O processo é o mesmo da votação no primeiro turno.

Importante

A votação do 1º turno das eleições municipais de 2024 acontecerá das 8h às 17h (horário de Brasília) no dia 6 de outubro de 2024, domingo.

O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Para votar, é necessário estar com o título eleitoral regular. A consulta do local de votação pode ser feita pelo Autoatendimento Eleitoral ou no aplicativo e-Título, disponível até a véspera da votação.

Para votar, é preciso apresentar um documento com foto ou o e-Título, desde que o app contenha foto. Quem não possui cadastro biométrico poderá votar normalmente, apresentando um documento oficial com foto.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui