domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaEHang inicia vendas de 'táxi voador'; veja preço 

EHang inicia vendas de ‘táxi voador’; veja preço 

A EHang Holidings, fabricante chinesa de drones, iniciou oficialmente as vendas do seu táxi voador sem piloto modelo EH216-S no Taobao, site de compras online do Alibaba. De acordo com a Reuters, a companhia anunciou a Aeronave de Decolagem e Aterrissagem Vertical Elétrica (eVTOL) por 2,39 milhões de yuans (aproximadamente R$ 1,6 milhões). 

O que você precisa saber: 

  • A disponibilidade do táxi voador da EHang no mercado varejista chinês vem um pouco antes do previsto, antes agendado para 1° de abril; 
  • A EHang obteve a certificação de aprovação de segurança da autoridade de aviação da China em outubro de 2023, tornando-se a primeira do país a conseguir tal aval; 
  • O EHang 216-S, embora seja mais um dentre tantos eVTOLs em desenvolvimento, é um dos poucos que não precisa de piloto a bordo, funcionando quase como um drone — mas com passageiros; 
  • Com design baseado em drones, o modelo tem capacidade para transportar duas pessoas em viagens de curta distância; 
  • A empresa brasileira Gohobby anunciou em dezembro a chegada oficial do EHang 216-S ao Brasil. As primeiras unidades devem começar a circular ainda este ano. 

Leia mais! 

Em desenvolvimento há anos, o EH 216-S teve estreia na CES em 2016, conquistando a obtenção de certificações oficiais da Administração de Aviação Civil da China apenas em 2023. O modelo já realizou demonstrações de voo comercial em cidades como Guangzhou e Hefei e visa atender às demandas do mercado e impulsionar o valor dos eVTOLs na mobilidade aérea urbana. 

Detalhes do EH 216-S 

Embora lembre um drone, o 216-S se diferencia pelos sistemas e recursos de segurança integrados, que seguem os da aviação convencional. O eVTOL chinês possui 12 baterias independentes, responsáveis pela autonomia de 30 km com carga, e 16 motores que permitem velocidade máxima de até 130 km/h, segundo divulgação oficial. 

  • O EHang 216-S tem 5,73 m de largura e 1,93 m de altura;  
  • 620 kg no peso máximo de decolagem;  
  • Devido à decolagem e pouso vertical, o carro voador não depende exclusivamente de pistas de pouso, podendo usar diversos locais, se encaixando bem na mobilidade urbana. 

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui