O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será candidato ao Senado nas eleições de 2026. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, fez o anúncio nesta sexta-feira, 7.
Em cerimônia da pré-candidata do partido à Prefeitura de Campos do Jordão, Maria Joaquina, Valdemar rasgou elogios ao deputado.
“Eduardo será nosso candidato a senador daqui a dois anos”, afirmou o presidente do PL. “Isso é o futuro. Não tem ninguém que trabalhe tanto no partido, não tem um político no Brasil que se dedique à causa, como o Eduardo. Nunca vi isso na minha vida. Ele é um fenômeno.”
Para a futura disputa pelo Senado, Valdemar fez uma previsão positiva sobre a eleição de 2026. “Ele vai ser o senador mais votado do Brasil”, disse.
Bolsonaro: uma família de político
Eduardo Bolsonaro é o terceiro filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e filiou-se ao PL em 2022, junto do pai. Na Câmara dos Deputados, ele exerce seu terceiro mandato seguido e preside a Comissão de Assuntos Internacionais e Defesa Nacional (CREDN).
O deputado segue como o parlamentar mais votado da história do Brasil, com 1.843.735 votos em 2018. Nas eleições de 2022, foi o terceiro mais votado do país, com 741.701 votos. A diferença foi de pouco mais de 1,1 milhão, de uma eleição para a outra.
Irmão mais velho de Eduardo, Flávio Bolsonaro é representante no Senado Federal. Ele foi eleito em 2018, depois de quatro mandatos como deputado estadual do Rio de Janeiro. Na cidade do Rio, Carlos Bolsonaro, o irmão do meio, é vereador. Além disso, a esposa do ex-presidente, Michelle, o quarto filho, Jair Renan, tem filiação ativa no PL.