sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioPolíticaEdson Fachin dá 48 h para a PGR se manifestar em caso...

Edson Fachin dá 48 h para a PGR se manifestar em caso de MG

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, deu 48 horas à Procuradoria-Geral da República para se manifestar sobre o pedido do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para um novo prazo para renegociar a dívida de R$ 170 milhões com a União.

No início do mês, Zema pediu ao STF que fosse estendido o prazo, já prorrogado duas vezes.

A Advocacia-Geral da União pediu ao STF que uma nova prorrogação do prazo para Minas Gerais aderir ao Regime de Recuperação Fiscal seja condicionada à volta do pagamento da dívida com a União.

Renegociação de dívida para a qual Edson Fachin pediu posicionamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) | Foto: Renato Cobucci /Imprensa MG
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) | Foto: Renato Cobucci /Imprensa MG

A dívida bilionária de MG começou na década de 1990. Em 2018, durante o governo Pimentel (PT), o Estado conseguiu uma liminar do STF que suspendeu o pagamento. Desde aquele ano, a dívida está suspensa, por sucessivas decisões judiciais.

No ano seguinte, o recém-eleito Zema enviou para a Assembleia Legislativa de MG um projeto de lei para permitir a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que nunca foi votado.

Estabelecido em 2017 na gestão Temer, o RRF permite que Estados em desequilíbrio fiscal tenham acesso a benefícios, como a suspensão do pagamento da dívida, desde que adotem medidas de controle de gastos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui