quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioInternacionalEdmundo González vira alvo de inquérito no 'MPF' da Venezuela

Edmundo González vira alvo de inquérito no ‘MPF’ da Venezuela

O chefe do Ministério Público da Venezuela, Tarek Saab, anunciou, nesta segunda-feira, 5, a abertura de um inquérito contra o ex-diplomata Edmundo González e a líder da oposição no país, María Corina Machado, sua madrinha política na disputa eleitoral.

Conforme Saab, o motivo é a autoproclamação de González como presidente eleito, que foi endossada por María Corina, algo “à margem das leis e da Constituição”. Isso porque, de acordo com o “PGR”, apenas o Conselho Eleitoral Nacional pode declarar o vencedor da eleição.

“No referido comunicado, fica evidente a alegada prática dos crimes de Usurpação de Funções, Divulgação de Informações Falsas para Causar Angústia, Instigação à Desobediência de Leis, Instigação à Insurreição, Associação ao Crime e Conspiração”, afirmou Saab, sobre a carta do oposicionista.

Edmundo González se declara presidente

venezuela lula
O presidente Lula, durante visita do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Palácio do Planalto – 31/05/2023 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em um comunicado publicado há algumas horas, González proclamou-se presidente eleito do país.

A mensagem veio pouco mais de uma semana depois da disputa contra Nicolás Maduro, na qual, segundo o CNE, o ditador teve 51% dos votos, contra 44% de González. Atas obtidas pela oposição, contudo, mostram um resultado divergente: 67% para o oposicionista e 30% para o chavista. A agência de notícias AFP e o Centro Carter avalizaram o resultado em prol do ex-diplomata.

“Agora, cabe a todos nós respeitar a voz do povo”, disse González, em um comunicado. “Fizemos a nossa parte. Realizamos a mais formidável mobilização cívica para que a vitória eleitoral fosse inquestionável. É um triunfo obtido com enorme energia e firmeza.”

Conforme González, a oposição obteve 67% dos votos, enquanto Maduro ficou com 30%. “Essa é a expressão da vontade popular”, constatou o oposicionista. “Vencemos em todos os Estados do país e em quase todos os municípios. Todos os cidadãos são testemunhas desta realidade, incluindo os membros do Plano República.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui