A indústria de videogames tem enfrentado um período desafiador, com várias empresas anunciando cortes significativos em suas forças de trabalho e cancelamento de projetos. Um dos exemplos mais recentes é o da Take-Two interativoa editora por trás de franquias de sucesso como “Grand Theft Auto”, que anunciou um corte de 5% em sua força de trabalho. Este movimento reflete uma tendência mais ampla de redução de empregos no setor, que se estendeu até 2024.
Os cortes na Take-Two Interactive fazem parte de um programa de redução de custos que a empresa espera concluir até o final do ano. A empresa prevê incorrer em custos de aproximadamente $160 milhões a $200 milhões relacionados ao plano de redução de custos, incluindo $120 milhões a $140 milhões associados a cancelamentos de títulos. Além disso, a Take-Two cancelou vários projetos não anunciados, citando a demanda por qualidade e os desafios do trabalho remoto como algumas das razões para essas decisões.
A situação da Take-Two não é um caso isolado. A Wikipedia documenta que, começando em 2023 e continuando em 2024, a indústria de videogames experimentou demissões em massa, com mais de 10.000 empregos perdidos em 2023 e mais de 8.000 empregos perdidos em 2024 de janeiro a março. Essas demissões tiveram efeitos reverberantes em estúdios de desenvolvimento de jogos estabelecidos e em empresas emergentes, impactando funcionários, projetos e a paisagem geral da indústria de jogos.
Os motivos por trás desses cortes são multifacetados. O aumento dos custos de desenvolvimento, a desaceleração econômica global em 2024 e as taxas de juros crescentes tornaram mais difícil para as empresas garantir financiamento. Isso limitou sua capacidade de investir em novos projetos e manter os existentes, contribuindo ainda mais para a necessidade de reduções de pessoal.