A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Campo Maior, recebe a visita de três pesquisadores: dr. César Murilo de Albuquerque Correa, coordenador do Laboratório de Bioecologia de Scarabaeoidea (Scaralab) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Leonardo Vilas-Bôas Mendonça Pedreira de Cerqueira e dr. Renato Portela Salomão, ambos do Laboratorio de Ecología en un Mundo Cambiante (LABEMUNDO) da Facultad de Estudios Superiores Iztacala, Universidad Nacional Autónoma de México.
Essa visita representa uma colaboração em andamento com um projeto conduzido pelo prof. Lucas Lima, responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Insetos Aquáticos (Nupeia) na Uespi. O projeto “Efeito da paisagem sobre a assembleia de besouros rola-bosta em vegetação aberta de uma região ao norte do Cerrado” concentra-se no estudo de aspectos ecológicos, com a distribuição de espécies e biodiversidade de besouros escaravelhos no Parque Nacional das Sete Cidades, localizado no norte do Piauí. Inicialmente originado na dissertação de mestrado de Lucas Kaíque Sousa Gonçalves, estudante do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Universidade Federal do Piauí.
Para o prof. Lucas Lima, a visita dos pesquisadores representa mais do que uma mera interação acadêmica; ela formaliza uma parceria com a Unam do México e a UEMS do Mato Grosso do Sul. Ele destaca a importância das parcerias acadêmicas como uma prioridade para o desenvolvimento dinâmico e saudável do meio científico, tanto dentro quanto fora do Piauí.
“Por meio dessa visita, fortalecemos diferentes aspectos sociais e acadêmicos cruciais para a Uespi, Campo Maior e o Piauí como um todo. Com a presença dos pesquisadores César, Leonardo e Renato, promovemos a troca de experiências humanas e científicas entre suas instituições e a nossa. Essas colaborações também abrem portas para que estudantes e professores da Uespi possam compartilhar conhecimento além das fronteiras do Piauí, por meio de visitas e estudos de pós-graduação nas instituições desses colaboradores. Dessa forma, estabelecemos conexões humanas e científicas benéficas para ambas as partes”.
O pesquisador visitante, Renato Portela Salomão, destaca a importância prática do projeto, envolvendo atividades como coleta de material biológico nos ecossistemas naturais do Piauí. Ele menciona que a parceria não apenas permite a troca de conhecimentos e experiências entre diferentes universidades, mas também apoio às comunidades nas cidades envolvidas – Campo Maior, Aquidauana e Tlalnepantla de Baz.
“Essa pesquisa contribui diretamente para a geração de conhecimentos teóricos e práticos sobre Ecologia. Ao entender como os diversos espaços naturais no Parna Sete Cidades influenciam a distribuição de espécies de besouros escaravelhos, estabelecemos uma base para compreender as dinâmicas de distribuição espacial de insetos no cerrado brasileiro. Esse conhecimento é fundamental para a compreensão global dos padrões de distribuição espacial da biodiversidade. Além disso, a pesquisa está formando profissionais piauienses altamente qualificados, prontos para atuar dentro e fora do estado. Com a formação do estudante Lucas Kaíque, teremos um mestre capaz de contribuir significativamente em aspectos sociais, de biodiversidade e políticos no estado do Piauí”.