quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioDestaqueDurante lançamento de aliança pelo desenvolvimento energético, Rafael defende parcerias para ampliação...

Durante lançamento de aliança pelo desenvolvimento energético, Rafael defende parcerias para ampliação de áreas irrigadas

O governador Rafael Fonteles participou, na tarde desta quarta-feira (05), do lançamento da Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Pólos e dos Projetos de Irrigação do Brasil. O evento ocorreu na sede do Ministério das Minas e Energia, em Brasília, e teve a presença dos ministros Carlos Fávaro, Alexandre Silveira, Waldez Góes e Jader Filho, dos governadores Elmano de Freitas (CE) e João Azevedo (PB), e do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

Rafael ressaltou a importância da iniciativa para que estados do Nordeste possam avançar no desenvolvimento econômico, principalmente com a possibilidade do estabelecimento de parcerias público privadas para a implementação de projetos de irrigação. “O desenvolvimento energético talvez seja o grande desafio para a gente realmente conseguir dar maior velocidade a essa implementação. Então, o estado do Piauí, por exemplo, está, junto ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com dois polos de irrigação que há décadas sonhamos em concluir”, explicou.

Foto: Gabriel Paulino

Em seu discurso no evento, Rafael Fonteles citou ainda que o governo pretende investir, por exemplo, em projetos de irrigação no entorno de barragens para beneficiar a agricultura familiar. “Esse é o primeiro passo para a gente conseguir vencer esse desafio”, comentou.

O sul do estado também possui grandes áreas de produção irrigáveis. O governador cita uma área de produção agrícola com 8 mil hectares, cujos investidores pretendem expandir mas precisam de capacidade energética. “O desafio energético é o gargalo, por isso essa aliança é importante”, disse.

Lançamento da Aliança pelo Desenvolvimento Energético 8.jpeg
Foto: Gabriel Paulino

Atualmente, o Piauí tem 100% de sua produção energética limpa (hidráulica, eólica e solar). Porém, só usa 1/7 do que gera. Rafael Fonteles defendeu que, assim como outros estados do Nordeste, o Piauí possa consumir o excedente ao invés de apenas exportar para estados do Sudeste.

Também participaram do encontro a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Marcos Madureira, e Ana Paula Franciosi, gerente de Suprimentos, Insumos e Investimentos na Franciosi Agro. 

Lançamento da Aliança pelo Desenvolvimento Energético 9.jpeg
Foto: Gabriel Paulino
MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui