A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) está participando da I Feira da Agricultura Familiar – Povos Tradicionais e Economia Solidária. O evento acontecerá até amanhã, dia 23 de novembro, no Parque Potycabana, bairro Noivos, zona Leste de Teresina. Durante a abertura da feira, a secretária da Sempi, Zenaide Lustosa, ressaltou a importância das mulheres na agricultura familiar e apontou a economia do campo como aliada no fortalecimento das mulheres para a ruptura de ciclos de violência doméstica.
“Na feira, estão sendo comercializados produtos produzidos por mulheres, e isso fortalece a economia e a renda do campo, promovendo autonomia econômica. E todos nós sabemos quão importante é a autonomia econômica para que mulheres possam romper ciclos de violência. Além disso, está sendo realizada pela equipe da Sempi uma sensibilização do público geral sobre o enfrentamento à violência doméstica”, pontuou Zenaide.
Promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Feira busca fomentar a economia local, dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar e ampliar oportunidades de negócios, promovendo o fortalecimento das comunidades e incentivando práticas sustentáveis. A participação da Sempi representa a importância de dar voz às mulheres em espaços que discutem desenvolvimento econômico e social.
Na oportunidade, a equipe da Sempi ampliou a divulgação da campanha “21 dias de Ativismo – Elas Vivas, Feminicídio Zero”, pela busca do fim da violência. “Aproveitamos a oportunidade para mobilizar e sensibilizar tanto as feirantes quanto os visitantes, apresentando nosso material de enfrentamento à violência contra a mulher. Este é mais do que um espaço para compras ou troca de informações; é um local estratégico onde podemos articular e mobilizar ações contra essa realidade”, disse a coordenadora do Programa Mulheres do Campo, das Águas e da Floresta, Adeliane Martins.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, agricultores e representantes de cooperativas, que se reuniram para celebrar a diversidade cultural e as riquezas da agricultura familiar no Piauí. Durante o evento, foram realizadas palestras, oficinas e atividades culturais, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os presentes.
A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí faz parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, que é realizado pelo Consórcio Nordeste e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNCERN).