A Warner Bros. Pictures decidiu desconsiderar as regras do Oscar e, mesmo assim, submeteu a trilha sonora de “Duna 2”, composta por Hans Zimmer, para a premiação. A informação foi divulgada pela Variety.
Anteriormente, foi informado que a trilha do filme não poderia ser submetida à consideração para o prêmio. Isso se deve ao fato de que a composição infringe as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão responsável pela premiação, por exceder o limite de música pré-existente permitido.
No entanto, em entrevista à Variety, Zimmer e o diretor do longa, Denis Villeneuve, confirmaram que, apesar das restrições, decidiram submeter a trilha sonora à premiação de qualquer forma. “Estive presente quando Hans compôs a música, e ele criou uma quantidade impressionante de material. Parte Dois possui uma trilha sonora inédita”, disse Villeneuve.
Continuou: “Não aceito que isso seja ignorado, pois é uma das trilhas mais belas que Hans já escreveu, e eu adoraria que, ao menos, fosse considerada”.
No entanto, a trilha poderá ser indicada a outros prêmios, como o Globo de Ouro ou ao BAFTA. No entanto, Zimmer terá chance de ser indicado na categoria pelo seu trabalho em “Blitz“, novo filme com Saoirse Ronan.
“Duna” é baseado na saga literária de Frank Herbert, composta por seis livros. O primeiro livro já foi adaptado para o cinema antes, em 1984, por David Lych. Veja abaixo a comparação dos personagens da adaptação de Villeneuve e Lynch.
Assista ao trailer de “Duna 2”