Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro contra um que se prova a cada ano como uma força nacional e internacional. Athletico-PR e Vasco fazem duelo de opostos neste domingo (5), às 16h (de Brasília), na Ligga Arena, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Enquanto o Furacão vai se consolidando como uma força do futebol brasileiro, sempre disputando títulos relevantes, o Vasco quer se reerguer após a derrocada que teve início com o primeiro dos quatro rebaixamentos em 2008.
E no encontro de logo mais, a situação na tabela, mesmo com o Brasileirão ainda no início, dá um parâmetro das pretensões de cada clube. Com sete pontos em quatro jogos, o Furacão já está na parte de cima, enquanto o Vasco entra no duelo no Z4 com apenas três pontos.
Fora isso, soma-se a sequência ruim do Cruzmaltino jogando na Liga Arena. Desde 2007 que não sabe o que é vencer por lá. Inclusive, a única vitória foi pela Copa Sul-Americana. Pelo Brasileiro, o Vasco ainda não triunfou na casa athleticana.
Enquanto o Athletico chega para o confronto invicto em sua casa e com Cuca no comando, o Cruzmaltino vai com Rafael Paiva, interino, e ainda sem saber o que é vencer longe do Rio de Janeiro na competição.
As glórias do Vasco seguem em um passado que vai ficando cada vez mais distante, enquanto o clube luta por reestruturação desde que se tornou SAF.
Já o Furacão vive seus melhores anos da história, que começou em 2001 com o seu primeiro título brasileiro. De lá para cá, foram duas Copas Sul-Americana, além da Copa do Brasil e dois vice-campeonatos da Copa Libertadores. O mais recente em 2022.
Se em história e tradição os clubes ainda estão distantes, Athletico e Vasco vivem uma realidade diferente. Dentro de campo, os dois precisam se provar. O Furacão que cada vez mais pode sonhar alto. O Cruzmaltino que é hora de ressurgir para o cenário nacional.
Athletico-PR: Bento; Léo Godoy, Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Fernandinho, Erick e Christian; Julimar, Canobbio e Mastriani (Pablo). Técnico: Cuca.
Vasco: Léo Jardim, Rojas (João Victor), Maicon (Medel) e Léo; Paulo Henrique, Sforza, Mateus Carvalho (Hugo Moura), Galdames (Payet) e Lucas Piton; David e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
- Local: Ligga Arena, Curitiba, Paraná
- Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
- Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) Michael Stanislau (RS)
- Arbitro de vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
- Transmissão: TV Globo e TV Furacão