A première de “Divertida Mente 2” aconteceu neste sábado (15) em São Paulo e reuniu os dubladores brasileiros da animação. Em entrevista à CNN, os intérpretes das antigas e das novas emoções compartilharam suas expectativas em relação ao filme.
Antes de o longa ser exibido para um público seleto, os responsáveis pela dublagem do filme da Disney passaram por um tapete vermelho e se reuniram. Foi o caso de Otaviano Costa (Medo), Dani Calabresa (Nojinho), Miá Mello (Alegria), Katiuscia Canoro (Tristeza), Gaby Milani (Inveja) e Fernando Mendonça (Vergonha).
Para o público geral, o filme, que é sequência da animação de 2015, será lançada na próxima quinta-feira (20).
Quatro emoções antigas: Tristeza, Medo, Nojinho e Alegria
Após dublar a Tristeza, em 2015, Katiuscia fala que voltar com esse papel em um novo filme é a “maior emoção de sua vida” e acrescenta: “Acho que esse é um dos trabalhos que eu mais amei fazer na minha vida. Eu sou apaixonada pelo ‘Divertida Mente’ e a Tristeza é a melhor, né? É o sentimento que nasce com a gente, porque a gente nasce chorando”.
Otaviano Costa, que já dublou outros filmes da Disney, como “Os Incríveis 2”, diz que ansiou muito pela continuação da história de “Divertida Mente”. Em seguida ele menciona outra emoção presente no filme, o Medo, ao dizer que esse foi o sentimento de reencontrar com a dublagem e ao mesmo tempo, menciona que essa seria uma emoção que ele gostaria de interpretar também.
“10 anos depois, minha voz cada vez mais grave e o Medo cada vez mais fino”, diz ao imitar o personagem que dubla.
Outra atriz que esteve presente no 1º título e voltou para a continuação é Dani Calabresa, que dá voz a Nojinho. Em entrevista à CNN, a artista menciona que a sua primeira dublagem foi em “Divertida Mente” em 2015 e, assim como Otaviano, ela sempre torceu para que uma continuação fosse lançada.
Miá Mello, por sua vez, disse que protagonizar Alegria foi um encontro. “Se eu tivesse que utilizar algum recurso vocal, mas não, eu apenas sou [alegre]. Foi muito especial. Eu voltei pra esse trabalho ainda mais animada e é muito doido, porque quando a gente dubla, a gente não tem roteiro antes, a gente não assiste ao filme inteiro, é um trabalho que você precisa estar muito presente”, conta.
Vergonha e Inveja: duas das novas emoções
O novo longa retorna à mente de Riley, que agora já é uma adolescente, exatamente no momento em que o centro de controle passa por uma demolição, dando lugar a uma série de novas emoções.
Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, que já comandam a operação há muito tempo, não sabem como reagir com a chegada da Ansiedade, Vergonha, Tédio e Inveja.
Em entrevista à CNN, Gaby Milani, a Inveja, diz que fez a dublagem com muito amor e cuidado. “É uma emoção delicada, que a gente tem que aprender a lidar”. Na sequência, a dubladora menciona que se pudesse, ela elegeria a “Paixonite” como uma nova emoção do filme.
Por último, Fernando Mendonça, responsável pela Vergonha, diz que teve que deixar a sua própria vergonha no armário para dublar o personagem. “É uma emoção que todo mundo tem, que quer esconder, mas vive aparecendo, mas eu amei cada momentinho”, completa.
Além dos dubladores mencionados, nomes como Tata Werneck, Leo Jaime, Eli Ferreira e Isabella Guarnieri estão presentes no elenco do filme.
“Divertida Mente 2”: tudo o que se sabe sobre a animação que estreia em junho