A lista poderosa dos “The Worlds 50 Best Restaurants” revelou sua lista de 2024 para o Oriente Médio e Norte da África (MENA) – e uma cidade está dominando a classificação.
Dubai tem 18 restaurantes entre os 50 melhores, enquanto Amã, Cairo e Tel Aviv empatam em segundo lugar com cinco cada, e Marrakech e Beirute ficam em terceiro lugar com três restaurantes cada.
A lista, votada por mais de 250 especialistas da indústria de alimentos e bebidas da região, inclui restaurantes em 14 cidades. A lista dos 50 Melhores Restaurantes do Médio Oriente e Norte de África foi lançada em 2022, refletindo o rápido crescimento da cena gastronômica da região.
Com um cenário culinário em expansão com mais de 13.000 restaurantes, Dubai dominou a lista desde o seu início, com 15 dos 50 restaurantes da lista localizados na cidade nas últimas duas edições.
Melhores restaurantes do “Middle East North Africa’s 50 Best 2024”:
O Orfali Bros Bistro conquistou o título principal pelo segundo ano consecutivo.
Inaugurado em 2021 por três irmãos – Mohammad, Wassim e Omar – o menu celebra a sua herança síria e incorpora influências internacionais de muitos residentes estrangeiros do Dubai.
“Estamos muito felizes e muito honrados por receber este prémio”, disse Mohammad Orfali à CNN, acrescentando que o menu lúdico representa “a comunidade do Dubai e a diversidade das pessoas daqui”.
Em um comunicado de imprensa, William Drew, diretor de conteúdo dos 50 melhores restaurantes do Oriente Médio e Norte de África, elogiou o Orfali Bros Bistro pela sua “criatividade, inovação e apresentação de comida, complementadas por um estilo de serviço intimista”.
Restaurantes de Dubai entre os dez primeiros incluem:
- Orfali Bros Bistro: o restaurante de Dubai é homenageado com mais um ano no topo da lista de 50 melhores restaurantes do “MENA”;
- Trèsind Studio: um restaurante requintado especializado em culinária indiana moderna e experimental;
- Ossiano: o icônico restaurante de frutos do mar “subaquático” no Atlantis, The Palm;
- Moonrise: um restaurante íntimo japonês e médio;
- 3Fils: famoso por sua culinária casual de fusão asiática e especialidades de frutos do mar.
Nos dois anos desde que a 50 Best iniciou a sua lista MENA, o tipo de comensais que visitam os restaurantes do Dubai mudou, diz Grégoire Berger, chefe de cozinha do Ossiano, que foi eleito o terceiro melhor restaurante da região.
O cenário gastronômico de Dubai mudou drasticamente desde que Berger começou a trabalhar no Ossiano em 2014, afastando-se de franquias e empreendimentos hipercomercializados em direção a experiências gastronômicas que enfatizam a arte e a jornada culinária, diz ele.
Os prêmios 50 Best ajudaram a “colocar os holofotes” no cenário gastronômico em evolução e, ao promoverem restaurantes mais casuais, criaram uma competição saudável entre os muitos restaurantes da cidade.
“É mais sobre: ‘A experiência é ótima? A comida é ótima? A personalidade existe?’”, Diz Berger. Agora, Berger vê mais visitantes estrangeiros visitando Dubai para “descobrir novos destinos culinários” e “encontrar algo que acredito que você não encontrará em outro lugar”.
Três novos restaurantes de Dubai foram adicionados à lista:
- Bait Maryam, onde o Chef Salam Dakkak está apresentando aos clientes globais a culinária palestina caseira;
- 21 Gramas, um restaurante e padaria que serve comida soul dos Balcãs;
- Row on 45, um restaurante requintado dirigido pelo famoso chef Jason Atherton.
Com o conflito em curso no Oriente Médio, os organizadores decidiram renunciar a um evento de premiação ao vivo na região este ano. A lista foi anunciada online no dia 13 de fevereiro.
Compartilhe: