domingo, novembro 17, 2024
InícioCiência e tecnologiaduas gigantes tentam aparecer no retrovisor da Tesla

duas gigantes tentam aparecer no retrovisor da Tesla

Nos últimos anos, a Ford Motor Company tentou se posicionar como a segunda maior fabricante de veículos elétricos (EVs) nos EUA, superando a General Motors (GM) com o lançamento do Mustang Mach E. A líder no país, lembrando, é a Tesla.

No entanto, uma matéria do New York Times analisa como a dinâmica do mercado mudou, com a GM começando a ver um aumento nas vendas de seus modelos elétricos, resultado de grandes investimentos em baterias e novas fábricas.

Apesar de as vendas da Ford, que incluem a picape F-150 Lightning e a van Transit, ainda serem sólidas, a empresa está enfrentando perdas significativas, acumulando US$ 3,7 bilhões nos primeiros nove meses de 2023.

  • Recentemente, a Ford reportou uma perda de US$ 1,2 bilhão em sua divisão de veículos elétricos, enquanto sua receita geral aumentou 5% para US$ 46,2 bilhões.
  • Porém, o lucro total da empresa caiu 24% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, refletindo problemas com custos de produção, garantias e a estratégia de veículos elétricos.
  • Em contrapartida, a GM anunciou um lucro de US$ 3 bilhões no mesmo período e espera que seus modelos elétricos comecem a gerar lucros variáveis até o final do ano.

A diferença nas abordagens das duas montadoras em relação à tecnologia elétrica tem sido significativa. A Ford desenvolveu rapidamente o Mach E e a Lightning, utilizando baterias de fornecedores como a LG e a SK On. Contudo, após um início promissor, a demanda esfriou, levando a cortes de produção e preços.

O Mustang Mach E elevou as vendas da Ford no mercado de veículos elétricos eu seu lançamento, mas sua demanda esfriou com o tempo – lmagem: Roschetzky Photography / Shutterstock.com

A GM, por outro lado, adotou uma estratégia mais cautelosa, inicialmente focando no Chevrolet Bolt e desenvolvendo um sistema de baterias modular que permitiu economias de escala. Isso resultou na produção de diversos modelos elétricos, aumentando suas vendas.

No terceiro trimestre, a GM vendeu mais de 32 mil veículos elétricos, superando a Ford em cerca de 8.600 unidades. A Ford planeja otimizar suas operações e iniciar a produção de baterias em Michigan, o que pode torná-las elegíveis para créditos fiscais.

A empresa também está trabalhando em novos modelos acessíveis e aprimorando suas operações elétricas, buscando recuperar terreno no competitivo mercado de veículos elétricos.

Fachada do prédio da General Motors (GM) em Detroit, nos EUA
GM foi paciente para conquistar seu espaço e conseguiu elevar vendas de carros elétricos nos últimos meses (Imagem: Linda Parton/Shutterstock)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui