quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaDrone realiza entrega no Everest pela primeira vez na história

Drone realiza entrega no Everest pela primeira vez na história

A entrega por drones está se tornando uma realidade. Os equipamentos podem levar mercadorias de forma ágil até lugares remotos do planeta. É o caso do Monte Everest. Por lá, pela primeira vez na história, montanhistas receberam suprimentos através do veículo aéreo não tripulado.

Leia mais

Missão faz parte de testes realizados com a tecnologia (Imagem: divulgação/DJI)

Drone transportou cilindros de oxigênio a 6 mil metros de altura

  • A entrega fez parte de testes que estão sendo realizados desde abril deste ano pela empresa de tecnologia DJI, em colaboração com a Nepalese Airlift e guias locais.
  • O drone usado foi um FlyCart 30.
  • O equipamento é capaz de transportar até 15 quilos de carga para locais remotos.
  • Nesta missão específica, ele levou três cilindros de oxigênio e outros materiais do Acampamento Base do Everest para o Campo 1.

Vídeo mostra como foi feita a entrega:

Equipamentos foram adaptados para suportar altitude, frio e ventos

O Acampamento Base no Everest fica a 5.300 metros de altura e fornece um ponto de descanso para quem tenta escalar a montanha. Já o Campo 1 fica a 6.000 metros acima do nível do mar, e representa uma das etapas mais perigosas da subida.

As pessoas que enfrentam dificuldades neste trecho normalmente precisam de suprimentos e apoio ou até mesmo de resgate. Dessa forma, os drones podem significar a sobrevivência dos montanhistas.

Tradicionalmente, os guias locais são responsáveis pelo transporte de suprimentos. Alguns deles chegam a atravessar a queda de gelo 30 vezes por temporada, enquanto carregam suprimentos como cilindros de oxigênio, botijões de gás, barracas, comida e cordas.

No total, o caminho demora de 6 a 8 horas para ser percorrido. E obviamente é uma travessia extremamente perigosa e que pode levar à morte até mesmo de quem está acostumado com o percurso.

Já os drones podem realizar esta mesma missão indo e voltando em apenas 12 minutos, independentemente da hora do dia. Os equipamentos foram adaptados para suportar a altitude, as temperaturas que variam entre -15° e 5°C e os vento de até 54 km/h.

Devido ao sucesso dos testes, o governo nepalês já contratou uma empresa local de serviços de drones para montar uma operação de entrega de drones na encosta sul do Everest.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui