O “doodle” homenageia o Dia da Terra (também chamado de Dia Internacional da Mãe Terra) nesta segunda-feira (22). A ilustração do letreiro do Google, que será exibida nas páginas do mecanismo de busca ao longo do dia, compila fotos aéreas da “beleza natural e biodiversidade do planeta”, conforme descrito pela empresa.
A montagem “nos lembra da importância de proteger [a Terra] para futuras gerações”, publicou o Google em sua página dedicada aos “doodles”. “As letras do Google destacam alguns dos lugares ao redor do mundo onde pessoas, comunidades e governos trabalham todos os dias para ajudar a proteger a beleza natural do planeta, a biodiversidade e os recursos.”
Esses exemplos oferecem a promessa de esperança e otimismo, mas também nos lembram que há muito mais a fazer para enfrentar a crise climática e a perda de biodiversidade.
‘Doodle’ do Google
“Quais lugares aparecem nas letras do Google, então?”, você talvez esteja se perguntando. Confira abaixo:
- G: Ilhas Turks e Caicos. As ilhas são lar de áreas de biodiversidade importantes, com esforços de conservação voltados para enfrentar desafios ambientais contínuos, incluindo a proteção de recursos naturais e recifes, e a restauração de espécies ameaçadas;
- O: Parque Nacional do Recife de Alacranes, México. Também conhecido como Arrecife de Alacranes, este é o maior recife no sul do Golfo do México e reserva da biosfera da Unesco. A área marinha protegida serve como refúgio para corais complexos e várias espécies de aves e tartarugas ameaçadas;
- O: Parque Nacional Vatnajökull, Islândia. Estabelecido como parque nacional em 2008 após décadas de defesa, este Patrimônio Mundial da Unesco protege o ecossistema em torno do maior glaciar da Europa. A mistura de vulcões e gelo glacial produz paisagens e flora raras;
- G: Parque Nacional do Jaú, Brasil. Esta é uma das maiores reservas florestais da América do Sul e Patrimônio Mundial da Unesco. Localizado no coração da Floresta Amazônica, protege uma enorme variedade de espécies, incluindo o gato-maracajá, a onça-pintada, a lontra-gigante e o peixe-boi-amazônico;
- L: Grande Muralha Verde, Nigéria. Iniciada em 2007, esta iniciativa liderada pela União Africana tem restaurado terras afetadas pela desertificação em toda a extensão da África, plantando árvores e outras vegetações e implementando práticas sustentáveis de manejo de terras. Isso também proporciona às pessoas e comunidades da área oportunidades econômicas aumentadas, segurança alimentar e resiliência climática;
- E: Reservas Naturais das Ilhas Pilbara, Austrália. Localizado em uma das Reservas Naturais das Ilhas Pilbara, uma das 20 reservas naturais na Austrália que ajudam a proteger ecossistemas frágeis, habitats naturais cada vez mais raros, e várias espécies ameaçadas ou em perigo – incluindo múltiplas espécies de tartarugas marinhas, aves costeiras e aves marinhas.
O Google também publicou um vídeo sobre como o “doodle” foi montado. As imagens são cortesia da: Airbus, CNES/Airbus, Copernicus, Maxar Technology e USGS/NASA. Assista abaixo:
Dia da Terra
O Dia da Terra, comemorado no dia 22 de abril, é um evento anual para demonstrar apoio à proteção ambiental. É um dia para refletir sobre os desafios que o planeta enfrenta e buscar soluções para garantir um futuro sustentável.
A data surgiu em 1970 nos Estados Unidos, como um movimento liderado pelo senador Gaylord Nelson. Na época, a crescente preocupação com a poluição do ar e da água, o uso indiscriminado de pesticidas e o desmatamento motivaram manifestações e eventos educativos em todo o país.
O Dia da Terra tem como objetivo principal conscientizar a população mundial sobre a importância de preservar o meio ambiente. Por meio de campanhas educativas, eventos comunitários e ações de mobilização social, o Dia da Terra incentiva a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.