Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, declarou, no sábado 21, que já é “tarde demais” para realizar outro debate presidencial com a candidata democrata Kamala Harris, uma vez que os norte-americanos já começaram a votar para a eleição de 2024. O republicano fez essa afirmação durante um comício em Wilmington, na Carolina do Norte.
Trump explicou: “O problema com outro debate é que é tarde demais, a votação já começou”. Ele também mencionou a vice-presidente: “Agora ela quer fazer um debate logo antes da eleição com a CNN porque ela está perdendo feio”.
Mais cedo, no sábado, Kamala Harris confirmou que havia aceitado um convite da CNN Internacional para participar de um debate em outubro. A equipe de campanha do republicano reforçou os comentários anteriores do ex-presidente, reiterando que ele não participaria de outro debate.
Pesquisas eleitorais e a corrida presidencial entre Donald Trump e Kamala
Embora Trump tenha feito essas declarações, algumas pesquisas eleitorais americanas continuam sem apontar um líder claro na corrida presidencial entre ele e Kamala Harris.
Novas pesquisas da Universidade Quinnipiac, realizadas depois do debate presidencial da ABC News, mostram Kamala Harris ligeiramente à frente de Donald Trump entre os eleitores prováveis dos Estados-pêndulo Michigan e Pensilvânia. Em Wisconsin, contudo, há um empate técnico.
Quando candidatos terceiros são considerados, Kamala lidera na Pensilvânia com 51% contra 45% do republicano. Em Michigan, Kamala tem 50% contra 45% do ex-presidente. Em Wisconsin, Kamala tem 48% contra 47% do republicano.
Os resultados são semelhantes em confrontos diretos entre Kamala e Trump nos três estados. Outras pesquisas divulgadas em setembro não identificaram um líder claro ou vantagem consistente para Kamala em Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.