A dona do TikTok, ByteDance, lançou um novo software de inteligência artificial (IA): o Jimeng AI, que gera vídeos a partir de prompts — comandos — de texto. O lançamento ocorreu na terça-feira 6, na Apple App Store, para usuários chineses. A empresa lançou a versão para Android em 31 de julho.
Desenvolvido pela Faceu Technology, subsidiária da ByteDance, o Jimeng AI se junta a um número crescente de empresas chinesas que investem em tecnologia de inteligência artificial. O software oferece assinaturas de 69 iuanes (moeda chinesa) mensais, 79 iuanes por um mês único ou 659 iuanes anualmente.
ByteDance amplia presença no mercado de inteligência artificial
Cada plano permite aos usuários criar cerca de 2 mil imagens ou 168 vídeos de IA por mês. A ByteDance, conhecida pelo aplicativo de edição de vídeo CapCut e pelo TikTok, continua a expandir sua presença no mercado de IA. A empresa acirra a concorrência com a criadora do ChatGPT, a OpenAI.
Além do mercado de chatbots de IA, a ByteDance investe no setor de chips de inteligência artificial. A empresa fez uma parceria com a norte-americana Broadcom para desenvolver um chip avançado de IA.
Duas fontes informaram à agência de notícias Reuters que o chip de 5 nanômetros, um circuito integrado de aplicação especifica (ASIC), estará conforme as restrições de exportação dos Estados Unidos e será fabricado pela TSMC, de Taiwan. A medida visa a garantir o fornecimento de chips de última geração em meio às tensões entre EUA e China.