A OpenAI, empresa de inteligência artificial (IA) criadora do ChatGPT, iniciou os testes de seu novo sistema de busca, o SearchGPT. A companhia anunciou a nova ferramenta em seu site oficial, nesta quinta-feira, 25.
O motor de busca utiliza IA para fornecer respostas objetivas e é visto como um concorrente direto da IA Overview, do Google. Esta última plataforma on-line está em operação desde maio e utiliza recursos do Gemini, também pertencente ao Google.
O SearchGPT funciona de maneira similar ao ChatGPT, mas em tempo real. O instrumento permite que os usuários interajam com o sistema em uma conversa natural.
Ao realizar uma pesquisa, o buscador responde de forma objetiva e apresenta uma lista de links relacionados à consulta. A ferramenta também inclui créditos para os conteúdos originais.
A OpenAI estabeleceu parcerias com órgãos de imprensa e criadores de conteúdo, que vão poder escolher como aparecer no SearchGPT, sem a necessidade de treinar os robôs usados no ChatGPT. No entanto, a empresa não divulgou detalhes sobre a remuneração dessas parcerias.
Nova ferramenta da dona do ChatGPT vai oferecer informações em tempo real
O SearchGPT promete oferecer informações atualizadas em tempo real, ao contrário do GPT-4o mini — outra ferramenta da OpenAi —, que possui dados até outubro de 2023.
Apesar do anúncio, a ferramenta ainda não está disponível ao público. Inicialmente, a OpenAI lançou a ferramenta para um pequeno grupo. O objetivo é obter uma avaliação. Os interessados devem se inscrever em uma lista de espera para obter acesso.