Virou quase automático: quando vamos procurar um site, logo digitamos o “.br” ao final. Esse domínio (como são chamados os endereços dos sites) completa 35 anos nesta quinta-feira (18) como um dos mais populares do país, com mais de 5,3 milhões de sites registrados. Para melhorar, o superavit do uso é revertido em investimentos para aprimorar a infraestrutura de internet no Brasil.
Veja como o domínio surgiu e curiosidades.
Domínio “.br”
Tudo começou antes mesmo do início do tráfego de internet por aqui, quando, em 18 de abril de 1989, o cientista da computação Jon Postel delegou o domínio “.br” ao grupo que operava redes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Inicialmente, o domínio foi usado para identificar as máquinas do ambiente acadêmico, mas os registros eram poucos.
O acesso à internet no Brasil foi se estabilizar apenas no início de 1991. Nessa época, já havia outros domínios além do “.br”, como o “com.br” e o “gov.br”.
Como o acesso ainda era tímido, foi só em meados da década de 90 que o “.br” cresceu: passou de 851 domínios registrados em 1995 para mais de 7.500 em 1996. A partir daí, o processo se automatizou, o que ajudou ainda mais no crescimento de registros.
Crescimento do domínio, gestão e modalidades
Em 2006, uma década depois de atingir 7.500 domínios registrados, o “.br” já tinha 1 milhão de registros. Já em 2012, atingiu um novo marco: 3 milhões de domínios registrados. Em 2022, já havia chegado aos 5 milhões.
A operação é feita pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade privada sem fins lucrativos e ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Atualmente, são mais de 130 categorias de domínio possíveis de serem registradas, que vão desde categorias genéricas (como “ong.br” e “eco.br”) até profissionais liberais (“adm.br”, por exemplo), pessoas físicas (“blog.br”), pessoas jurídicas (“tv.br”), instituições de ensino superior (“edu.br”) e cidades (“rio.br”).
Curiosidades
- O “.br” tem 5,3 milhões registros e ocupa a 6º posição de domínios mais populares, entre 300 existentes;
- A anuidade é um dos valores mais baixos do mundo: R$ 40 e sem reajuste desde 2017;
- O “.br” também tem servidores no exterior, como nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia;
- Um dos domínios mais famosos e acessados atualmente é o “gov.br”.
- Há vantagens de segurança na assinatura do domínio, como autenticação de duas etapas, criptografia por meio de DNSSEC (Domain Name System SECurity extensions) e camada extra de proteção contra roubos de informações e dados;
- Ao lado da Suécia, o “.br” foi o primeiro domínio a adotar o DNSSEC há cerca de 15 anos, melhorando a segurança das redes e evitando golpes;
- Outra vantagem é a possibilidade de redirecionamento de páginas, que permite preservar o domínio mesmo mudando para diferentes plataformas.
Investimentos
O superavit decorrente do uso é revertido em investimentos para melhorar a infraestrutura de internet no Brasil.
Algumas das iniciativas apoiadas pelo domínio são a elaboração de pesquisas sobre acesso de tecnologias da informação, operação de Pontos de Troca de Tráfego para o aperfeiçoamento da conectividade no país, disseminação de boas práticas de segurança online, e estímulo ao uso de tecnologias e acessibilidade na internet.