domingo, novembro 24, 2024
InícioGeraldomingo começa com geadas e chuvas

domingo começa com geadas e chuvas

O primeiro domingo de junho começa com condições climáticas adversas. Conforme a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alertas de geadas, chuvas intensas e acumulado de água.

Em relação às geadas, os avisos valem para áreas do Sul e do Sudeste. Em ambas as regiões, o aviso é de que tal condição climática pode representar “risco leve de perda de plantações.

No Sul, as geadas se espalham por pontos dos três Estados. Vai do sul do Paraná, na altura de União da Vitória, até o nordeste gaúcho — cruzando toda a área central de Santa Catarina.

O sul de Minas Gerais (parte de Ouro Fino, Monte Sião e Pouso Alegre) e uma pequena porção do interior de São Paulo (Socorro e Joanópolis) também têm de lidar, até as 7 horas deste domingo, 2, com as geadas.

Chuvas são esperadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo | Foto: Reprodução/Inmet
Parte do Brasil vai ter um domingo com chuvas intensas | Foto: Reprodução/Inmet

As geadas não são, contudo, os únicos problemas na previsão do tempo desta manhã de domingo. Há dois alertas do Inmet relacionados a ocorrências de precipitações.

Na faixa que engloba partes do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão, o aviso é de chuvas intensas. De acordo com a meteorologia, vai chover até 50 mm até as 10 horas deste domingo. Além disso, ventos intensos, de até 60 km/h, devem ocorrer nessa parte do país.

“Baixo risco de corte de energia elétrica”, afirma o Inmet, em relação ao alerta de chuvas intensas. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”

Por fim, o Inmet emite, com validade até as 10 horas deste domingo, o alerta de acumulado de chuva para quase todo o litoral leste nordestino, do sul da Bahia até Touros (RN), município reconhecido por ser a “esquina do Brasil”. Conforme o instituto meteorológico, vai chover até 50 mm. Situação essa que, a saber, pode provocar “alagamentos e pequenos deslizamentos”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui