sexta-feira, outubro 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaDois vulcões entram em erupção na Itália em questão de dias

Dois vulcões entram em erupção na Itália em questão de dias

Com intervalo de horas, dois vulcões entraram em erupção na Itália. O primeiro deles foi o Monte Etna. O segundo foi o Stromboli. Ambos estão localizados na região da Sicília (Itália) e a apenas 180 km de distância um do outro.

Etna (foto) e Stramboli entraram em erupção em questão de dias (Imagem: Reprodução/Vigili del Fuoco)

Dupla erupção na Itália deixa moradores da Sicília em alerta

  • O Etna possui erupções documentadas desde 425 a.C.;
  • O g1 informou que as cinzas do Etna cobriram as ruas e pistas do aeroporto de Catânia (Itália), impedindo pousos e decolagens no local;
  • Por sua vez, o Stromboli provocou nuvem de calor de até 2 km de altura;
  • Por conta da segunda erupção em questão de três dias, a Proteção Civil local elevou o estado de alerta do nível laranja para vermelho;
  • Enquanto isso, as autoridades estudam a melhor forma de remover a população em risco;
  • Enquanto o magma do Stromboli se encontra a 200 km de profundidade, o do Etna está bem mais perto da superfície: está localizado a apenas 30 km abaixo;
  • Cientistas afirmam que, apesar de estarem próximos e terem entrado em erupção com diferença de poucos dias, isso foi apenas uma coincidência.

O Etna, segundo o Euro News, possui 3,3 km de altitude e estava adormecido há quatro anos, mas a atividade vulcânica em uma das aberturas do vulcão, chamada de “Boca Nova”, vinha se intensificando há algum tempo. Ela é uma das aberturas mais antigas do Etna e se colapsa sob seu próprio peso ao se encher de lava e detritos.

Já o Stromboli, também segundo o Euro News, é um dos vulcões mais ativos do mundo todo, fornecendo erupções regulares, porém, menores do que a que começou nesta sexta-feira (5). Diferente de seu “colega” que “reside” perto, o Stromboli está ativo há milhares de anos.

Sua coluna de cinzas subiu até altitude de dois quilômetros. Já a lava do vulcão fluiu em direção ao mar ao longo da Sciara del Fuaco, depressão localizada na ilha onde está o vulcão e é atração turística.

Imagens aéreas dos Bombeiros da Sicília mostram a atividade vulcânica mais forte no Stromboli (Imagem: Vigili del Fuoco)

Órgãos de imprensa italianos informaram que o corpo de bombeiros local intensificou o monitoramento do Stromboli conforme se torna mais ativo. A guarda costeira da Itália também aumentou suas patrulhas, trazendo mais barcos e aeronaves.

Assista, a seguir, um vídeo liberado pelos Bombeiros da Sicília que mostra um sobrevoo sobre o Stromboli, realizado nesta quinta-feira (4):

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui