Na tarde de segunda-feira 8, dois trabalhadores morreram soterrados em um silo de grãos em Monte Castelo, município localizado na região norte de Santa Catarina. Ambos os empregados do setor agrícola tinham 21 e 23 anos de idade.
De acordo com informações divulgadas à imprensa pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Estado, as vítimas foram encontradas soterradas nos grãos de soja que estavam armazenados no silo. Os oficiais destacam que um dos homens estava apenas com um braço para fora. A estrutura agrícola onde os trabalhadores caíram tem aproximadamente oito metros de altura.
Quando os oficiais do Corpo de Bombeiros chegaram ao local do acidente, as vítimas já estavam inconscientes — e outros trabalhadores que testemunharam o acontecido tentavam ajudar a dupla soterrada.
De acordo com os operários que estavam presentes no entorno do silo quando do acidente, a primeira vítima subiu até o topo da estrutura a fim de tentar desobstruir as grãos, mas acabou caindo no interior do armazém de metal. Logo em seguida, o outro homem entrou para ajudar o primeiro; porém, também terminou soterrado pelos grãos.
Para que os socorristas pudessem retirar os corpos dos trabalhadores acidentados, foi necessário pôr em prática — com rapidez — uma operação para abrir a estrutura do silo por baixo. Para isso, ainda de acordo com os Bombeiros, uma carreta foi usada a fim de retirar os corpos da estrutura e trazê-los até o solo.
Ainda no local do acidente, os bombeiros que examinaram os corpos das vítimas confirmaram as mortes. A fim de registrar o ocorrido e instaurar um processo investigativo, a Polícia Civil e a Polícia Militar que fiscalizam a região foram acionadas. A identidades das vítimas ainda não foi revelada.