Dois aeroportos brasileiros estão entre os dez melhores do mundo no ranking internacional AirHelp Score de 2024. O Aeroporto Internacional de Brasília alcançou o quinto lugar, enquanto o Aeroporto Internacional de Belém ficou na nona posição.
O Aeroporto de Hamad, no Qatar, lidera a lista, seguido pelo Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, e pelo Aeroporto Chubu Centrair, no Japão.
A pesquisa ouviu 17,5 mil usuários de 64 países entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024, e avaliou 239 aeroportos. As categorias analisadas foram pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos e qualidade das lojas e restaurantes.
O Aeroporto Internacional de Brasília obteve nota 8,6 para pontualidade dos voos, 8,0 para qualidade do serviço e 7,9 para alimentação e lojas, resultando em uma nota final de 8,32. Já o Aeroporto Internacional de Belém recebeu nota 8,3 para pontualidade, 8,1 para qualidade do serviço e 8,3 para alimentação e lojas, atingindo uma nota final de 8,26.
Lista também avaliou outros aeroportos brasileiros
Além dos dois terminais no top 10, outros aeroportos brasileiros também se destacaram no ranking. O Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes ficou na 14ª posição, e o Aeroporto Internacional Belo Horizonte/Tancredo Neves, na 19ª.
Os outros aeroportos brasileiros mencionados incluem Salgado Filho em Porto Alegre (26º), Santos Dumont no Rio de Janeiro (40º), Afonso Pena em Curitiba (46º), Congonhas em São Paulo (57º), Guarulhos em São Paulo (59º), Viracopos em Campinas (62º), Hercílio Luz em Florianópolis (65º) e Galeão no Rio de Janeiro (67º).