sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralDois aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo

Dois aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo

Os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, que operam a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, foram reconhecidos como os mais pontuais do mundo em suas respectivas categorias. A informação foi divulgada pela consultoria internacional Cirium.

Congonhas lidera entre os grandes aeroportos, com 88,25% de pontualidade, superando o Aeroporto de New Chitose, no Japão, que teve 86,25%. O Santos Dumont, com 94,28% de pontualidade, é o mais pontual entre os médios terminais brasileiros.

Marcus Quintella, da FGV Transportes, afirma que os aeroportos brasileiros têm apresentado alta pontualidade devido aos investimentos em concessões à iniciativa privada. “A integração entre aeroportos e companhias aéreas cria uma malha nacional que evita atrasos em cascata”, explica.

Afonso Pena, de Curitiba, é o segundo mais pontual entre os pequenos aeroportos com 91,42%. As obras de modernização previstas para Congonhas até 2028, incluindo a construção de um novo terminal, visam a manter e melhorar esses índices de pontualidade.

O Aeroporto de Congonhas é o segundo mais movimentado do país. O aeródromo fica na zona sul da cidade, no bairro de Vila Congonhas. O Santos Dumont, por sua vez, fica localizado no centro do município do Rio de Janeiro.

Entre os aeroportos internacionais, terminal de Guarulhos é o segundo mais pontual

aeroporto-internacional-de-guarulhos-em-sao-paulo | Fonte: conexao123
Aeroporto de Guarulhos tem 92,88% de pontualidade | Foto: Divulgação/Conexão 123

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, é o segundo mais pontual entre os aeroportos globais — ou seja, aqueles que operam voos internacionais. Brasília está em terceiro lugar entre os médios, com 92,88% de pontualidade, e Viracopos (Campinas) ocupa a sexta posição com 86,41%.

A Infraero, responsável pelo Santos Dumont, destaca que a eficiência em processos e o embarque digital por biometria contribuem para evitar atrasos. “Estamos muito focados na análise de dados e gráficos de pontualidade”, diz Michael Cabral, da Aena Brasil, sobre Congonhas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui