Os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, que operam a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, foram reconhecidos como os mais pontuais do mundo em suas respectivas categorias. A informação foi divulgada pela consultoria internacional Cirium.
Congonhas lidera entre os grandes aeroportos, com 88,25% de pontualidade, superando o Aeroporto de New Chitose, no Japão, que teve 86,25%. O Santos Dumont, com 94,28% de pontualidade, é o mais pontual entre os médios terminais brasileiros.
Marcus Quintella, da FGV Transportes, afirma que os aeroportos brasileiros têm apresentado alta pontualidade devido aos investimentos em concessões à iniciativa privada. “A integração entre aeroportos e companhias aéreas cria uma malha nacional que evita atrasos em cascata”, explica.
Afonso Pena, de Curitiba, é o segundo mais pontual entre os pequenos aeroportos com 91,42%. As obras de modernização previstas para Congonhas até 2028, incluindo a construção de um novo terminal, visam a manter e melhorar esses índices de pontualidade.
O Aeroporto de Congonhas é o segundo mais movimentado do país. O aeródromo fica na zona sul da cidade, no bairro de Vila Congonhas. O Santos Dumont, por sua vez, fica localizado no centro do município do Rio de Janeiro.
Entre os aeroportos internacionais, terminal de Guarulhos é o segundo mais pontual
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, é o segundo mais pontual entre os aeroportos globais — ou seja, aqueles que operam voos internacionais. Brasília está em terceiro lugar entre os médios, com 92,88% de pontualidade, e Viracopos (Campinas) ocupa a sexta posição com 86,41%.
A Infraero, responsável pelo Santos Dumont, destaca que a eficiência em processos e o embarque digital por biometria contribuem para evitar atrasos. “Estamos muito focados na análise de dados e gráficos de pontualidade”, diz Michael Cabral, da Aena Brasil, sobre Congonhas.