Para além das queixas contra a arbitragem e da polêmica em torno do cancelamento da entrevista coletiva de Abel Ferreira, o empate em 1 a 1 no Choque-Rei trouxe um cenário de indefinição para o São Paulo. A equipe chega na última rodada do Campeonato Paulista com risco de eliminação.
O Tricolor é líder do grupo D, com 19 pontos. Mas, só leva vantagem sobre o segundo colocado da chave, o Novorizontino, pelo saldo de gols (7 x 4). Fora da zona de classificação, porém com chances de avançar, o São Bernardo vem logo atrás com 18 pontos.
Desse modo, o São Paulo chega na última rodada do Paulistão precisando vencer para não depender de outros resultados e também para assegurar a primeira posição, que dá a vantagem de decidir as quartas de final, decidida em confronto único, como mandante.
Em caso de empate ou derrota, o Tricolor precisa torcer para que um dos dois concorrentes não vençam seus compromissos.
Pelo regulamento da competição, as quartas de final são disputadas entre os dois primeiros colocados de cada chave. Nesse caso, com uma possível classificação, os são-paulinos enfrentariam Novorizontino ou São Bernardo.
A derradeira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista acontecerá no próximo domingo (10), às 16h (de Brasília). Os jogos que envolvem o grupo D são:
- Novorizontino x Portuguesa, no estádio Jorge Ismael de Biasi; a Lusa já está classificada e não disputa liderança da sua chave.
- Mirassol x São Bernardo, no estádio Municipal de Mirassol; Mirassol está na terceira posição do grupo C e luta por uma vaga à próxima fase com a Inter de Limeira.
- Ituano x São Paulo, no estádio Novelli Júnior; Ituano está na zona de rebaixamento e precisa vencer, além de torcer contra o Guarani.