Primeiro colocado do ranking, Novak Djokovic encerra a temporada com o título do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas do planeta. Na final disputada na tarde deste domingo (19), o sérvio bateu o italiano Jannik Sinner por 2 sets a 0 (6/3 e 6/3) em Turim, na Itália.
Apesar do apoio do público, Sinner não conseguiu repetir a atuação que teve na primeira fase, quando bateu Djokovic por 2 sets a 1.
Dominante, Djokovic perdeu apenas oito pontos nos games de saque e venceu 33 devolvendo. O único momento em que Sinner conseguiu ameaçar o saque do sérvio foi quando já perdia por 3 a 2 no segundo set. Apesar de duas chances, a quebra não foi concretizada.
Com a vitória deste domingo, Djokovic chega a seis títulos de ATP Finals na carreira. O sérvio já havia vencido o torneio em 2012, 2013, 2014, 2015 e 2022.
𝐇𝐈𝐒tory.
Congratulations @DjokerNole 🏆7⃣#NittoATPFinals pic.twitter.com/0wlWQmQ5Jn
— ATP Tour (@atptour) November 19, 2023
Novak Djokovic só disputou a final graças ao próprio Jannik Sinner. O sérvio dependia de uma vitória do italiano sobre Holger Rune na última rodada da fase de grupos para se classificar para a semifinal. Em partida difícil, Sinner conseguiu bater o norueguês por 2 sets a 1 (6/2, 5/7 e 6/4).
Com a ajuda do adversário, Nole superou Alcaraz na semifinal antes de conquistar o título.